03/10/2023 às 18h08min - Atualizada em 03/10/2023 às 18h08min

125 botos são encontrados mortos em lago na Amazônia

As altas temperaturas e a seca têm afetado a vida dos moradores e também dos animais

Foto: Imagem: Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá/divulgação
A Amazônia está sofrendo com o calor e a falta de chuva, que prejudicam as pessoas e os animais que vivem lá. Uma das consequências é a morte de pelo menos 125 golfinhos de água doce, conhecidos como botos-cor-de-rosa e tucuxis. A contagem foi feita em apenas uma semana, no Lago Tefé, no Amazonas.

Os pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos Amazônicos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá ainda não sabem o que causou as mortes, mas elas aconteceram durante uma seca intensa na região que também matou muitos peixes no lago.

As medições feitas na água do Lago Tefé mostraram que a temperatura chegou a 40°C a três metros de profundidade. A temperatura média mais alta que já tinha sido registrada antes era de 32°C.
“É algo nunca visto, não há registro de morte de botos assim relacionada com temperatura”, afirma Miriam Marmontel, líder dos pesquisadores do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.

A última contagem da população desses animais, feita há alguns anos, indica que existem entre 800 e 900 botos e 500 tucuxis na região.

Isso significa que o número atual de mortes é muito alto, pois essas são espécies que se reproduzem devagar. Se o problema continuar, a espécie pode chegar a um ponto sem volta, em que as mudanças são irreversíveis.
No começo, os pesquisadores notaram que a maioria dos animais mortos eram fêmeas e filhotes de botos, mas depois começaram a aparecer machos e tucuxis, o que deixou os pesquisadores confusos.

Nos animais mortos não foi encontrado nada que indicasse a causa da morte. Os animais estavam aparentemente saudáveis, sem marcas de redes de pesca, sem ferimentos e com peso adequado.

A hipótese mais provável é que o aquecimento da água tenha favorecido o surgimento de algum agente infeccioso, deixando os animais doentes.
 
Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://globalesg.com.br/.
Fale com a gente pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Escreva o que precisa