No último sábado, 18/05, foi marcado por um movimento ambiental que visa recolher milhares de bitucas de cigarro largadas pelas areias das praias do Rio.
O projeto ambiental “Revolução das Bitucas”, concebido pelo ambientalista Bernardo Egas e realizado em parceria com a Orla Rio nas praias da cidade, vai remover 1 milhão de guimbas de cigarro das areias até o final do ano.
O evento do último sábado foi aos pés da Pedra do Arpoador, no largo do Millôr, um dos pontos mais emblemáticos da Zona Sul, a partir 8hs, juntando forças à Bota pra Girar, adotante oficial da Pedra do Arpoador, que lidera o movimento de limpeza e replantio com mudas de restinga que ocorre anualmente em comemoração ao Dia Mundial das Boas Ações.
O evento de limpeza contou com a participação de voluntários e banhistas, que se uniram para recolher lixo das areias e contribuirão para a preservação do ambiente marinho. Todos poderão levar suas doações, que serão destinadas ao Rio Grande do Sul.
“A iniciativa vai realizar uma grande ação por mês em diferentes praias do Rio, além de eventos menores de limpeza subaquática do lixo marinho. Cada praia contará com o apoio de um quiosque, da Orla Rio, que auxiliará na campanha, fortalecendo o vínculo entre a comunidade e a preservação ambiental’, comenta Bernardo Egas, ambientalista e idealizador do projeto.
Após a coleta do lixo, todos os resíduos são triados e destinados corretamente pela Orla Rio. Egas destaca a importância de combater as guimbas de cigarro, pois são extremamente tóxicas e prejudiciais tanto para a saúde humana quanto para a vida marinha. Além disso, as guimbas podem impactar negativamente a qualidade da areia, afetando o ecossistema local.
“Nós da Orla Rio já começamos a instalar bituqueiras em diversos quiosques do Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, Barra da Tijuca e Recreio. Além disso, embora ainda em sua fase inicial, o programa tem grandes ambições, não se contentando em ser apenas mais uma campanha de limpeza, a ‘Revolução das Bitucas’ veio para dar um exemplo global de conscientização ambiental.
A Orla Rio está constantemente contribuindo com as práticas ambientais, articulando programas de ESG e demonstrando o comprometimento da organização com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente”, comenta Nathalia Barreto, gerente de ESG.
Através dos clean ups, com a participação ativa da Orla Rio, já foram coletadas 45.591 bitucas, que são os itens mais detectados nas ações de limpeza de praias, sendo uma das principais ameaças do ecossistema praiano.
A deslumbrante Cidade Maravilhosa merece ser protegida e para alcançar esse objetivo é crucial enfrentar o desafio do lixo de forma eficaz. A ‘Revolução das Bitucas’ é uma iniciativa fundamental para conscientizar a todos da necessidade de manter as praias limpas, o projeto tem grande potencial para combater o lixo na orla marítima da cidade.
Para saber mais sobre os próximos eventos visite o site da Orla Rio (www.orlario.com.vc) e acompanhe o Instagram da Revolução da Bitucas (@revolucaodasbitucas).
Próximas datas das limpezas das praias, com o apoio de quiosques administrados pela Orla Rio:
● 25/05/2024: K08 (Barra da Tijuca)
● 01/06/2024: Burle Experience (Barra da Tijuca)
● 08/06/2024: Rio Eco (São Conrado)
● 15/06/2024: La Carioca (Leblon)
● 22/06/2024: Alalaô (Arpoador)
● 29/06/2024: Mar de copa (Copacabana)
● 06/07/2024: Bondai (Barra da Tijuca)
● 13/07/2024: Esquina (Recreio)
● 20/07/2024: Tatuí (Leme)