Nova Iorque acolhe a partir desta segunda-feira o 19º Fórum das Nações Unidas sobre Florestas. O evento dará ênfase às ações para melhorar os benefícios econômicos, sociais e ambientais associados às matas.
A reunião abordará ainda como ampliar tanto as áreas de florestas protegidas em todo o mundo e a gestão das matas de forma sustentável. As medidas incluem incentivar a expansão de forma sustentável dos produtos obtidos desses ecossistemas.
A ONU revelou que a sessão deve impulsionar a mobilização de fundos e reforçar a cooperação científica e técnica, defender a implementação de iniciativas de governos e reforçar a cooperação, coordenação e coerência na gestão sustentável.
O fórum acontece dias antes da 4ª Conferência Internacional sobre Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, Sids4, no final deste mês em Antígua e Barbuda.
Sobre o vínculo entre as reuniões, o especialista do Departamento da ONU para os Assuntos Econômicos e Sociais, Desa, apontou o impacto da gestão sustentável na Agenda 2030 que define as florestas como essenciais para a vida na Terra.
Peter Gondo destacou que o Fórum das Nações Unidas sobre Florestas é o único órgão intergovernamental dentro do Sistema da ONU que trata de todos os aspectos das florestas e tem adesão universal.
As sessões anuais medem a implementação do Plano Estratégico para as Florestas e os seus seis Objetivos Florestais Globais, além de ajustar políticas necessárias para acelerar o progresso rumo à gestão florestal sustentável em todo o mundo.
Nesta semana, a agenda da reunião prevê um Segmento de Alto Nível que na quinta-feira deverá analisar de forma periódica o Acordo Internacional sobre Florestas.
A avaliação cobrirá temas como progressos, lacunas e definição do rumo a ser seguido até 2030, “para garantir o cumprimento dos Objetivos Florestais Globais e acelerar o progresso em direção às metas globais.”
O Fórum da ONU sobre Florestas deve encerrar com uma declaração do Segmento de Alto Nível e uma resolução global. O documento incluirá o resultado da revisão e do Programa Quadrienal de Trabalho do Fórum para o período entre 2025 e 2028.
As Nações Unidas estimam que as florestas cobrem quase um terço de todas as terras do planeta. Elas sustentam a humanidade de várias formas e são fundamentais nos esforços globais para enfrentar a tripla crise planetária.