30/04/2024 às 10h48min - Atualizada em 30/04/2024 às 10h48min
CUFA Brasil realiza primeira conferência CIF20 no Complexo da Penha, no Rio de Janeiro
Encontros serão realizados entre 3 mil favelas no Brasil, abrangendo todos os 27 estados brasileiros e 41 países
Da Redação
Divulgação A Central Única das Favelas (CUFA) realizou na sede no Complexo da Penha, na segunda-feira, dia 29 de abril, a primeira Conferência Internacional das Favelas (CIF20).
O encontro marcou o lançamento de uma série de encontros entre 3 mil favelas no Brasil, abrangendo todos os 27 estados brasileiros e outros 41 países. A abertura contou com a presença de Celso Athayde - fundador da CUFA e idealizador da CIF20; Preto Zezé, presidente da CUFA Rio de Janeiro; Elaine Caccavo, vice-presidente da CUFA Rio de Janeiro; Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos e moradores do Complexo da Penha e região.
"Hoje é um marco na história da CUFA. Iniciamos a ampliação da comunicação entre os moradores das favelas de todos os continentes. Estamos ampliando as vozes dos movimentos sociais de todo o mundo e juntos vamos levar à mesa dos tomadores de decisão para que soluções venham acontecer”, diz Celso Athayde, fundador da CUFA e idealizador da CIF20.
As conferências internacionais serão faseadas ao longo dos meses: maio, junho e julho. A primeira acontece em Luxemburgo (5 de maio), seguindo para Suécia (8 de maio), Cazaquistão (9 de maio), Rússia (11 de maio), Uzbequistão (12 de maio), Bélgica (13 de maio), Inglaterra (16 de maio), República Centro Africana (18 de maio), República Democrática do Congo (20 de maio) e Moçambique (22 de maio), e irão contar com a visita de Celso Athayde e, Marcus Vinícius Athayde.