29/02/2024 às 09h00min - Atualizada em 29/02/2024 às 09h00min
Heineken promove parceria para o treinamento de consumo consciente de álcool para catadores
Parceria visa capacitar cooperativas de reciclagem e promover uma relação responsável com o consumo de álcool
Por Bianca Rocha
Por Bianca Rocha
Heineken/Divulgação O Instituto Heineken e o Instituto Recicleiros, estão promovendo um treinamento específico sobre consumo consciente de álcool para catadoras e catadores de materiais recicláveis. A iniciativa faz parte da Formação Técnica e Humana de Cooperativas de Reciclagem, que busca capacitar os profissionais do setor em diversos aspectos, incluindo questões relacionadas à saúde e ao bem-estar.
O curso, que teve a participação de 248 catadoras e catadores de cooperativas incubadas pelos Recicleiros em todo o país, tem duração de 12 horas e está dividido em três módulos com temas variados, como os efeitos do consumo de álcool e soluções para uma relação responsável com a substância. Além disso, os participantes receberam uma cartilha desenvolvida em parceria com o Instituto Heineken, que aborda a importância do consumo responsável para uma vida mais saudável e feliz.
Para os responsáveis pelo desenvolvimento do curso, Kellen Sanches e Lusimar Guimarães, da Academia do Catador do Instituto Recicleiros, discutir o consumo de álcool com os cooperados é uma forma de envolvê-los em questões que afetam tanto suas vidas pessoais quanto profissionais. Segundo eles, abordar o tema de forma transparente e sem viés moral é essencial para que os participantes possam fazer correlações com situações do dia a dia.
O treinamento, que estará disponível gratuitamente na Academia do Catador ainda no primeiro trimestre de 2024, será aplicado periodicamente para novos cooperados que ingressarem nas cooperativas incubadas pelo Recicleiros. A plataforma online, lançada com o apoio do Instituto HEINEKEN, da SIG Group e Nestlé, oferecerá diversos conteúdos formativos para catadoras e catadores de todo o Brasil que atuam no setor de reciclagem.
Para Vânia Guil, gerente executiva do Instituto Heineken, a iniciativa é fundamental para contribuir com o desenvolvimento socioemocional e empreendedor dos catadores, profissionais essenciais para a cadeia da reciclagem no Brasil. Segundo ela, promover o consumo responsável de álcool é uma ação importante para uma sociedade mais sustentável a longo prazo.
A visão das cooperadas que participaram do treinamento também é destacada, com relatos como o de Doralice de Oliveira, da Recicla Piracaia (SP), que enfatiza a importância de consumir álcool com responsabilidade, e de Cleiciane Soares de Moura, da Recicla Caldas Novas (GO), que destaca os aprendizados sobre a importância de estar alimentada ao consumir bebidas alcoólicas.