05/02/2024 às 08h44min - Atualizada em 05/02/2024 às 08h44min

Praticas ESG na Ásia: IMM Investment compromete-se com o Princípio das Nações Unidas para Investimento Responsável

IMM Investment busca aumentar suas praticas de investimento sustentavel e aos valores (ESG) em ação pioneira na Ásia

Victor Marchiori
Victor Marchiori
Allianz Trade/Publicações Econômicas

A IMM Investment, empresa coreana de Venture Capital, Equity e infraestrutura, conta com mais de 5,4 bilhões de dólares sob seu portfólio e hoje, 5 de fevereiro de 2024, anunciou a adesão aos Princípios de Investimento Responsável da ONU (PRI UN) em luta para intensificar as práticas ESG no mercado asiatico. A empresa busca fortalecer a confiança dos investidores em seu compromisso com o investimento consciente, e assim, contribuir para a consolidação de um mercado mais eficiente e sustentável.

 

A firma asiática, a partir da seguinte análise da PWC sobre o futuro do mercado: "O mercado de capitais, através de uma combinação de incentivos e dissuasões, está numa posição única para impulsionar mudanças significativas nas práticas de sustentabilidade na Ásia-Pacifico"  prometeu intensificar sua participação em diretorias de diversas companhias, além de criar um ESG checklist para futuras posições de ativos e a criação de um comitê ESG. Estas ações relacionam-se com a posição tomada dos seguintes ativos pela companhia:  J2H BIOTECH, United Water Corporation e GS ITM, instituições do mercado de inovações médicas, suprimento de água e suprimento de energia elétrica, respectivamente. Além disso, essas implementações e posições futuras no mercado visam impulsionar diretamente a luta das ODSs 3(Saúde e Bem-estar), 6 (Água Potável e Saneamento) e 11( Cidades e Comunidades Sustentáveis).

Outrossim, em sua declaração oficial, foi ressaltada a importância do ESG no mercado financeiro, segundo a empresa: "O objetivo desta política é estabelecer a abordagem do IMM na integração de valores ambientais, sociais e de governança (ESG) e na minimização dos riscos relacionados à execução de investimentos. Acreditamos que o investimento responsável e sustentável vai além dos limites da análise fundamental quantitativa e tradicional. Reconhecemos que estes fatores ambientais, sociais e de governação (“ESG”) podem não só impactar o desempenho do investimento, mas também expor potenciais riscos de investimento e fornecer uma indicação de excelência de gestão, bem como de liderança".

 

Ademais, o PRI criado pela UN baseia-se em um trabalho em conjunto com uma rede internacional de signatários, visando um sistema financeiro global sustentável e economicamente eficiente. Desde sua criação foram arrecadados 59 trilhões de dólares em ativos em 50 países. Ban Ki Moon, Secretário Geral da ONU, sobre a importância da adesão desta prática: "Até pouco tempo atrás, as implicações dos temas de sustentabilidade para os investidores e os mercados financeiros eram muito mal compreendidas e, em grande parte, ignoradas.

Os Princípios para o Investimento Responsável (PRI), com o apoio da ONU, vêm ajudando a corrigir esta distorção, trazendo maior clareza para a relevância financeira dos temas ambientais, sociais e de governança (ESG), fornecendo um modelo para que a comunidade mundial de investimento contribua com o desenvolvimento de um sistema financeiro mais estável e sustentável com transparência em relação às suas políticas de investimento".

 

Ban Ki Moon também ressaltou que a iniciativa tomada pela IMM Investment será pioneira e atrairá, no longo prazo, bilhões de ativos para a prática ESG na Ásia. Além disso, o secretário geral da ONU falou sobre a relação desta ação para o meio-ambiente e a sociedade, em que ambos como um todo estarão recebendo benefícios tangíveis.

 

Fundos de investimentos coreanos já estão se adaptando à crescente demanda sobre sustentabilidade, indicando um futuro promissor para o mercado financeiro asiatico e global. Esse cenário evidencia a importância da ação das Nações Unidas na luta por um futuro mais saudável, marcado por inúmeros avanços econômicos devido a ação do PRI com sua arrecadação de 59 trilhões de dólares em ativos.

 

Com informações da IMM, UNPRI e da PWC.



 
 

Link
Tags »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://globalesg.com.br/.
Fale com a gente pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Escreva o que precisa