18/07/2024 às 12h14min - Atualizada em 18/07/2024 às 12h14min

Grupo Carrefour Brasil investe R$ 28 milhões em projetos voltados à conservação das florestas

The Natural Conservancy, Imaflora, Idesam, Amazônia 4.0 e MapBiomas receberão aporte até 2027

Da Redação
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Carrefour Divulgação
O Grupo Carrefour Brasil, maior varejista alimentar brasileiro, reafirma seu compromisso com a sustentabilidade ao anunciar investimentos de R$28 milhões em projetos destinados ao combate ao desmatamento e conservação das florestas por meio do fortalecimento de iniciativas da sociobiodiversidade.

Os projetos escolhidos foram selecionados por proporem o uso sustentável da terra, a recuperação de áreas degradadas e por apoiarem o protagonismo de comunidades locais que dependem e que protegem as florestas. Estima-se que esses projetos impactem 1,2 milhão de hectares (equivalente a aproximadamente oito vezes a área da cidade de São Paulo), beneficiando mais de 6 mil pessoas e 230 mil propriedades na Amazônia até 2027.

"Acreditamos que podemos ser um agente colaborativo para mudanças positivas e transformadoras dos sistemas alimentares. Esse é nosso compromisso como maior varejista no país. Os projetos selecionados refletem essa visão, promovendo práticas sustentáveis a partir de soluções inovadoras e colaborativas, restaurando ecossistemas e criando oportunidades econômicas e bem-estar para as populações locais.", afirma Susy Yoshimura, Diretora Sênior de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.

Em parceria com o Instituto Amazônia 4.0, o Grupo vai apoiar a próxima etapa do Laboratório Criativo da Amazônia (LCA), a Biofábrica 4.0, para estimular e viabilizar uma nova bioeconomia para a região, permitindo que produtos originários dos povos tradicionais sejam devidamente valorizados.

O investimento da companhia auxiliará no desenvolvimento, inovação e soluções para a cadeia de valor do cacau e do cupuaçu, com o treinamento dos pequenos produtores em competências empreendedoras, aperfeiçoamento de práticas tecnológicas e sustentáveis, além da construção da Biofábrica 4.0.

Junto ao Idesam, a iniciativa escolhida foi o Café Apuí Agroflorestal, no Amazonas. Nesse projeto, a empresa apoiará a restauração de 190 hectares (equivalente a 1,9 milhão de metros quadrados) até 2027 e o aumento da renda dos pequenos produtores por meio da produção do café Robusta.

O aporte será utilizado em 03 eixos: viveiro de mudas (equipamentos, estrutura e rede de sementes); produção e qualidade (capacitação dos produtores e equipe) e indústria de beneficiamento (melhoria da qualidade e preço).

Negócios que mantêm a floresta de pé são o foco da parceria com o Imaflora, que visa criar mecanismos de equalização de preços para garantir preços justos e éticos, apoiando a implementação de instrumentos para valorizar e comercializar produtos de povos indígenas e tradicionais da Amazônia.

As ações incluem a estruturação de regras para esses mecanismos e remuneração direta de organizações comunitárias. Já o MapBiomas receberá investimento para continuar inovando no monitoramento das mudanças na cobertura e uso da terra por tecnologia de sensoriamento remoto, com informações disponíveis a todos os públicos de forma aberta e gratuita

Por fim, o aporte para a The Nature Conservancy (TNC) Brasil abrange o desenvolvimento de soluções escaláveis que combatam o desmatamento na indústria de carne bovina na Amazônia e no Cerrado, visando a conformidade legal até 2025.

O apoio busca colaborar com atores públicos, privados e povos indígenas em estados-chave, como Pará e Mato Grosso, além de Rondônia, abordando questões críticas envolvendo produtores, comunidades locais, frigoríficos e o setor público.

Nesta iniciativa, o Grupo Carrefour Brasil focará, entre outras estratégias complementares e simultâneas, na transparência da cadeia de suprimentos de gado, monitorando o movimento e a rastreabilidade individual, e no apoio à criação de centros de soluções para produtores, visando a regularização, intensificação sustentável e acesso ao crédito.

Essas medidas têm como objetivo não apenas deter o desmatamento, mas também promover a resiliência dos ecossistemas e áreas produtivas, a segurança hídrica e o bem-estar das populações.

Iniciativa pioneira no varejo brasileiro

O Comitê de Florestas do Grupo Carrefour Brasil, anunciado em 2022, é uma iniciativa inédita no setor de varejo brasileiro. Ele é responsável pela coleta e análise de decisões estratégicas e por sugestões e avaliações de ações integradas, que permitam trabalhar para o fortalecimento da agenda ESG da companhia.

Os integrantes são: Dr. Arnaldo Carneiro Filho, agrônomo e ex-pesquisador sênior do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia; Dr. Carlos Nobre, cientista climático e especializado na Amazônia; Dr. Eduardo Assad, cientista, pesquisador e professor brasileiro especializado em agropecuária e mudanças climáticas; Marina Piatto, agrônoma e Diretora Executiva do Instituto Imaflora; e Rachel Bidermann, Doutora em Administração Pública e Mestre em Ciência Ambiental; além de dos executivos do Grupo Stephane Maquaire, CEO do Grupo no Brasil, e Carine Kraus, Diretora Executiva de Engajamento Global do Grupo Carrefour e membro do Conselho de Administração do Grupo Carrefour Brasil.
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