Durante a programação da “Advocacia Brasileira na Conferência Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, realizada no Conselho Federal da OAB, em Brasília, a internacionalista e diretora de Relações Internacionais do Instituto Global ESG, Paola Comin, anunciou em primeira mão o lançamento do movimento “Mulheres que Pensam Brasil”, iniciativa voltada ao fortalecimento da participação feminina nos espaços de liderança, formulação institucional e transformação social no país.
O anúncio foi realizado no encerramento dos debates do evento e ocorreu em meio às discussões sobre equidade de gênero, participação institucional feminina e ampliação da presença das mulheres nos processos de construção de políticas públicas e desenvolvimento sustentável.
Segundo Paola Comin, o movimento será oficialmente lançado no próximo dia 21 de maio, no Senado Federal, em Brasília.
“Não vou dar muitos detalhes ainda, mas no dia 21 de maio a gente vai lançar oficialmente o ‘Mulheres que Pensam Brasil’, e vocês ainda vão ouvir falar porque a gente vai revolucionar principalmente a questão eleitoral desse país em prol das mulheres”, afirmou.
Movimento busca ampliar protagonismo feminino nos espaços de decisão
Ao longo de sua fala, a diretora de Relações Internacionais do Instituto Global ESG destacou que a iniciativa nasce a partir de um ambiente de construção coletiva, cooperação institucional e fortalecimento da representatividade feminina.
Paola também ressaltou que o projeto pretende reunir mulheres de diferentes áreas de atuação, setores institucionais e regiões do país em torno de agendas ligadas à liderança, participação política, cidadania, governança e desenvolvimento sustentável.
“Mulheres que Pensam Brasil. Lembrem esse nome”, declarou.
A internacionalista ainda reforçou que o movimento também contará com o apoio de homens engajados na pauta da equidade de gênero, mencionando durante o evento a expressão internacional “men for she”, utilizada para designar homens que apoiam iniciativas voltadas ao fortalecimento da participação feminina.
“Sozinha a gente não consegue”, afirmou.
Convite a lideranças femininas da advocacia
Durante o anúncio, Paola Comin dirigiu convite especial à conselheira federal da OAB/SP e presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada do Conselho Federal da OAB, Dione Almeida, que havia participado anteriormente da programação do evento em painel voltado à representatividade feminina na advocacia e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A fala ocorreu em ambiente marcado por sucessivas manifestações em defesa da ampliação da presença feminina nos espaços institucionais, especialmente no sistema de Justiça, na política, na gestão pública e nos processos de tomada de decisão.
Sobre o evento
A “Advocacia Brasileira na Conferência Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)” integrou o calendário oficial das Etapas Livres da 1ª Conferência Nacional dos ODS, vinculada à Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), da Secretaria-Geral da Presidência da República.
Promovido pelo Conselho Federal da OAB, o encontro reuniu representantes da advocacia, autoridades públicas, especialistas, integrantes do sistema de Justiça, academia, sociedade civil organizada e lideranças institucionais para discutir o papel da advocacia brasileira na implementação da Agenda 2030 e na construção de soluções voltadas ao desenvolvimento sustentável no país.
Clique aqui e acesse o álbum de imagens no Flickr.