Paola Comin anuncia lançamento do movimento “Mulheres que Pensam Brasil” durante Conferência Nacional dos ODS no Conselho Federal da OAB

Iniciativa será oficialmente lançada no Senado Federal, em 21 de maio, com foco no fortalecimento da participação feminina nos espaços de liderança, formulação política e transformação social

Por
3 Min

Durante a programação da “Advocacia Brasileira na Conferência Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, realizada no Conselho Federal da OAB, em Brasília, a internacionalista e diretora de Relações Internacionais do Instituto Global ESG, Paola Comin, anunciou em primeira mão o lançamento do movimento “Mulheres que Pensam Brasil”, iniciativa voltada ao fortalecimento da participação feminina nos espaços de liderança, formulação institucional e transformação social no país.

O anúncio foi realizado no encerramento dos debates do evento e ocorreu em meio às discussões sobre equidade de gênero, participação institucional feminina e ampliação da presença das mulheres nos processos de construção de políticas públicas e desenvolvimento sustentável.

Segundo Paola Comin, o movimento será oficialmente lançado no próximo dia 21 de maio, no Senado Federal, em Brasília.

“Não vou dar muitos detalhes ainda, mas no dia 21 de maio a gente vai lançar oficialmente o ‘Mulheres que Pensam Brasil’, e vocês ainda vão ouvir falar porque a gente vai revolucionar principalmente a questão eleitoral desse país em prol das mulheres”, afirmou.

 

Movimento busca ampliar protagonismo feminino nos espaços de decisão

Ao longo de sua fala, a diretora de Relações Internacionais do Instituto Global ESG destacou que a iniciativa nasce a partir de um ambiente de construção coletiva, cooperação institucional e fortalecimento da representatividade feminina.

Paola também ressaltou que o projeto pretende reunir mulheres de diferentes áreas de atuação, setores institucionais e regiões do país em torno de agendas ligadas à liderança, participação política, cidadania, governança e desenvolvimento sustentável.

“Mulheres que Pensam Brasil. Lembrem esse nome”, declarou.

A internacionalista ainda reforçou que o movimento também contará com o apoio de homens engajados na pauta da equidade de gênero, mencionando durante o evento a expressão internacional “men for she”, utilizada para designar homens que apoiam iniciativas voltadas ao fortalecimento da participação feminina.

“Sozinha a gente não consegue”, afirmou.

Convite a lideranças femininas da advocacia

Durante o anúncio, Paola Comin dirigiu convite especial à conselheira federal da OAB/SP e presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada do Conselho Federal da OAB, Dione Almeida, que havia participado anteriormente da programação do evento em painel voltado à representatividade feminina na advocacia e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A fala ocorreu em ambiente marcado por sucessivas manifestações em defesa da ampliação da presença feminina nos espaços institucionais, especialmente no sistema de Justiça, na política, na gestão pública e nos processos de tomada de decisão.

 

Sobre o evento

A “Advocacia Brasileira na Conferência Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)” integrou o calendário oficial das Etapas Livres da 1ª Conferência Nacional dos ODS, vinculada à Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Promovido pelo Conselho Federal da OAB, o encontro reuniu representantes da advocacia, autoridades públicas, especialistas, integrantes do sistema de Justiça, academia, sociedade civil organizada e lideranças institucionais para discutir o papel da advocacia brasileira na implementação da Agenda 2030 e na construção de soluções voltadas ao desenvolvimento sustentável no país.

Clique aqui e acesse o álbum de imagens no Flickr.


Notícias Relacionadas »