Uma agenda estratégica realizada na última quinta-feira marcou um novo avanço na construção da 1ª Conferência Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil. Em reunião institucional, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e o Instituto Global ESG avançaram nos alinhamentos da Etapa Livre da Conferência Nacional dos ODS, prevista para ocorrer no próximo dia 27 de abril, em Brasília.
O encontro consolidou definições estruturantes para a realização da etapa preparatória, com ênfase no papel da ciência, da tecnologia e da inovação como vetores centrais para a implementação da Agenda 2030 no país. A iniciativa reunirá representantes do setor público, da comunidade científica, do setor produtivo e da sociedade civil, em um ambiente de diálogo qualificado e construção coletiva de propostas.
A etapa convocada pelo Ibict/MCTI insere-se no ciclo nacional de mobilização que antecede a Conferência Nacional dos ODS e tem como objetivo fortalecer a articulação entre produção científica, governança de dados e formulação de políticas públicas baseadas em evidências. O foco está na consolidação de diretrizes que ampliem a efetividade das ações relacionadas aos ODS, com base em inovação, integração institucional e qualificação técnica.
A correalização pelo Instituto Global ESG reforça o caráter multissetorial da iniciativa e sua conexão com agendas estruturantes em curso no país, especialmente no âmbito do Movimento Interinstitucional ESG na Prática e do Programa ESG20+. A atuação conjunta das instituições evidencia o esforço de integração entre diferentes esferas — acadêmica, governamental e institucional — para o desenvolvimento de soluções aplicadas e escaláveis.
A agenda também representa um desdobramento concreto do Acordo de Cooperação nº 1/2026, firmado entre as instituições, que estabelece bases para atuação conjunta em temas como governança da informação, dados estratégicos, produção de conhecimento qualificado e apoio à implementação dos ODS no Brasil. O acordo prevê, entre outras ações, a realização de eventos preparatórios, a formação de grupos de trabalho e o desenvolvimento de iniciativas voltadas à qualificação do debate público.
Durante a reunião, foi destacado que a etapa livre de 27 de abril deverá funcionar como um espaço estruturado de escuta e proposição, contribuindo diretamente para a sistematização de recomendações a serem encaminhadas à etapa nacional da Conferência. A expectativa é que o encontro fortaleça a integração entre ciência, políticas públicas e práticas institucionais, ampliando a capacidade de resposta do país aos desafios do desenvolvimento sustentável.
Mais do que um alinhamento operacional, a reunião consolidou uma agenda que conecta ciência, informação, governança e sustentabilidade como pilares indissociáveis para o avanço dos ODS no Brasil. A iniciativa reforça a importância de estruturas colaborativas e da articulação interinstitucional na construção de soluções consistentes, baseadas em evidências e orientadas a resultados de impacto.
A Etapa Livre promovida pelo Ibict/MCTI, com correalização do Instituto Global ESG, insere-se, assim, como um marco relevante no processo de construção da Conferência Nacional dos ODS, contribuindo para o fortalecimento de uma agenda estratégica que posiciona o conhecimento e a inovação no centro das políticas de desenvolvimento sustentável no país.