Em ato institucional realizado na sede do Instituto Global ESG, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRC/DF), Darlan Barbosa, oficializou, ao lado do vice-presidente do Instituto, Sóstenes Marchezine, a entrada do CRC/DF como membro efetivo e colíder de ao menos quatro Conselhos Permanentes estratégicos do Programa ESG20+, além de partícipe de todos os demais.
A iniciativa insere o órgão e os profissionais da classe como atores centrais na promoção da sustentabilidade, da governança e da transparência no setor contábil e empresarial. A partir da atuação do CRC/DF, haverá o diálogo e a interface estruturada com todo o Sistema CRCs/CFC no Brasil.
O alinhamento foi consolidado com base nos 20 Princípios Norteadores do ESG para o Desenvolvimento Sustentável, pilares fundamentais do Manifesto ESG na Prática, que orientam a estruturação técnica, normativa e institucional do Programa ESG20+.
A partir de agora, o CRC/DF passa a integrar com protagonismo ao menos os seguintes Conselhos Permanentes, além de poder participar de todos os demais colegiados do Programa ESG20+:
“Esse é um momento de inflexão institucional. A contabilidade, como ciência da informação útil, tem papel determinante na consolidação da agenda ESG no Brasil. Estamos assumindo um compromisso com o futuro, integrando o conhecimento técnico-contábil à construção de um modelo de desenvolvimento sustentável e transparente”, declarou o presidente do CRC/DF, Darlan Barbosa.
Para Sóstenes Marchezine, vice-presidente do Instituto Global ESG, cofundador do Movimento Interinstitucional ESG na Prática e coordenador-geral do Programa ESG20+, a coliderança do CRC/DF representa “uma convergência estratégica de saberes e atribuições. Os profissionais da contabilidade são pilares da governança, do controle e da responsabilidade fiscal, e sua atuação alinhada aos 20 Princípios do ESG fortalece a credibilidade das instituições e impulsiona o impacto prático da agenda ESG no setor público e privado.”
Com o engajamento, o CRC/DF também passa a compor o rol de entidades de apoio institucional ao Global Meeting – Circuito COP30, uma das principais plataformas do Programa ESG20+, que articula conferências temáticas em todo o país para promover a implementação dos Conselhos Permanentes e a integração da agenda nacional às diretrizes internacionais de sustentabilidade.
Sobre o Programa ESG20+
O Programa ESG20+ (2025–2045) é uma iniciativa estruturante liderada pelo Instituto Global ESG e sustentada pelo Movimento Interinstitucional ESG na Prática. Seu objetivo é fomentar o Marco Regulatório do ESG para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da implementação dos 20 Princípios Norteadores do ESG, que orientam políticas públicas, normas, investimentos, instrumentos econômicos e soluções práticas de impacto socioambiental positivo.
Sobre os Conselhos Permanentes
Os Conselhos Permanentes são núcleos temáticos do Programa ESG20+, constituídos para garantir a execução prática dos 20 Princípios, com participação de especialistas, instituições públicas, setor empresarial e sociedade civil. Cada conselho é dedicado a uma frente estratégica e conta com lideranças técnicas e institucionais em sua governança.
Sobre o Manifesto ESG na Prática
O Manifesto ESG na Prática consolida os fundamentos do movimento e apresenta os 20 Princípios Norteadores do ESG como diretrizes para o desenvolvimento sustentável do Brasil e do mundo, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o legado de Kofi Annan e as exigências do século XXI.