A Agenda 2030 da ONU é um plano de ação global que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões: econômica, social e ambiental. Ela foi adotada pelas Nações Unidas em setembro de 2015, após um processo de negociação que envolveu todos os países membros da organização.
A Agenda 2030 é composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, que abrangem temas como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero, energia, mudança do clima, paz e justiça134. Os ODS são integrados e indivisíveis, ou seja, reconhecem que as ações em uma área afetam as outras e que o desenvolvimento deve ser equilibrado entre as três dimensões.
A Agenda 2030 é um chamado universal para que todos os países, todas as partes interessadas e todas as pessoas se engajem na implementação dos ODS, com base em um espírito de solidariedade global e parceria. Ela também prevê meios de implementação, como financiamento, tecnologia, capacitação e cooperação internacional.
A Agenda 2030 é um documento ambicioso e transformador, que reflete as aspirações e os desafios da humanidade e do planeta. Ela representa um compromisso coletivo de não deixar ninguém para trás e de construir um futuro mais sustentável e resiliente para todos.