Na noite desta segunda-feira (25/8), a Embaixada do Uruguai em Brasília (DF) promoveu uma recepção para celebrar os 200 anos da independência do país. O encontro reuniu diplomatas, autoridades brasileiras, membros da comunidade uruguaia e convidados especiais, num clima que combinou confraternização e reflexão sobre o caminho percorrido e os desafios contemporâneos.
Na fala oficial, o embaixador Rodolfo Nin Novoa evocou o significado profundo da data: “Em 25 de agosto de 1825, os representantes da Província Oriental declararam sua independência de Portugal, do Brasil e de qualquer outro poder estrangeiro. Hoje celebramos mais que um ato jurídico: comemoramos uma trajetória forjada por valores democráticos, convivência harmoniosa, fortalecimento das instituições e compromisso com os direitos humanos.”.
Pelo Itamaraty, a embaixadora Gisela Padovan salientou os laços duradouros entre os dois países. “Uruguai e Brasil compartilham mais de mil quilômetros de fronteira viva, onde vivem cerca de dois milhões de pessoas. Temos comércio movimentado, investimentos crescentes e diálogo constante , sempre pautado pelo respeito à soberania. Soberania não se negocia: se defende.
Participaram do evento pelo Instituto Global ESG, a Coordenadora de Relações Internacionais, Paola Comin, e o presidente da Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional, Flávio Nogueira.