Outubro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, uma doença que atinge 61 em cada 100 mil mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente entre as mulheres, com mais de 70 mil novos casos por ano, segundo dados divulgados pelo INCA em junho de 2023. A doença costuma afetar mulheres acima de 35 anos, e quando detectada nos estágios iniciais, tem grandes chances de cura e recuperação.
A campanha Outubro Rosa é caracterizada por atividades e eventos que buscam incentivar o diagnóstico precoce da doença. O objetivo do projeto é reduzir os riscos do tumor e conscientizar sobre os perigos do câncer de mama e a importância da mamografia regular.
Apesar dos números de casos serem alarmantes, a possibilidade de recuperação da doença chega a 95% dos pacientes se o diagnóstico for precoce. O câncer de mama é diagnosticado por meio da mamografia, que é um exame de raio-x das mamas. Os médicos recomendam que mulheres acima de 50 anos façam o exame uma vez a cada dois anos, e as demais, caso haja necessidade ou suspeita de síndromes hereditárias.
Para o Outubro Rosa 2023, a ONG Américas Amigas organiza uma ação em mais de 11 cidades de São Paulo, oferecendo mais de 4.400 mamografias gratuitas. O projeto é destinado à mulheres acima de 40 anos, dependentes do SUS e que não fazem o exame há mais de um ano.
O Américas Amigas surgiu em 2009 com o propósito de diminuir a mortalidade do câncer de mama em mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A organização prevê o aumento de informação e acesso ao diagnóstico da doença. A campanha da ONG para o Outubro Rosa 2023, também promove ações de conscientização sobre a doença.
O projeto tem duração de mais de dois meses, começando no dia 29 de novembro e terminando no dia 9 de dezembro. A Unidade Móvel Mulheres Amigas, será responsável por realizar os exames nas cidades da Grande São Paulo, e é possível fazer o cadastro para os exames pelo site da ONG.
A ONG Rosa Mulher, funciona como grupo de apoio para todas as mulheres vítimas de câncer de mama. Além de oferecer suporte psicológico às pacientes, o grupo doa perucas para mulheres em tratamento de quimioterapia ou com alopecia, prótese externa mamária, kit pós cirúrgico, cursos de artesanato, consultas com fisioterapeutas e nutricionistas e mais ações sobre o câncer de mama.
O Rosa Mulher está promovendo neste mês, a 8ª caminhada pela vida, que acontecerá no dia 29 de outubro na cidade de São Mateus, município que fica ao lado de São Paulo. O evento terá a venda de kits de caminhada, que custam 50 reais e terão seu lucro destinado ao apoio às pacientes que procuram ajuda na ONG.
No Rio de Janeiro, o Instituto Nosso Papo Rosa oferecerá uma roda de conversa para esclarecer e desmentir mitos sobre a doença que afeta milhares de mulheres mensalmente. O evento acontecerá no dia 28 de outubro e tem vagas limitadas, mas você pode se inscrever no evento por meio do número de telefone que o projeto disponibiliza nas redes sociais.
O Nosso Papo Rosa disponibiliza vagas para rodas de conversas sobre o câncer de mama com especialistas que acontecem durante todo o ano, não sendo um evento que acontece somente no mês de conscientização da doença, o Outubro Rosa.
Várias marcas e empresas ao redor do mundo também realizam trabalhos e eventos com temas relacionados ao câncer de mama durante o mês de outubro, que começou nesse último domingo.