04/03/2024 às 08h53min - Atualizada em 04/03/2024 às 08h53min
Governo federal libera R$ 4 milhões ao município de Rio Branco (AC), devido às enchentes.
Na segunda-feira uma comitiva do governo vai ao Acre para prestar auxílio às vítimas
por Arthur Mirov
Marcos Vicentti/Secom O governo federal liberou R$ 4 milhões ao município de Rio Branco, no Acre, para ações em resposta às enchentes que atingem há quase todo o estado. O Dinheiro deve ser usado para ações de Defesa Civil e a prefeitura de Rio Branco tem até 180 dias para usar os recursos.
Também nesta segunda-feira, representantes dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Desenvolvimento Agrário, da Saúde, do Meio Ambiente e da Caixa chegam ao Acre para prestar apoio às vítimas.
O repasse está em uma portaria do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, publicada na segunda-feira (4), no Diário Oficial da União.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que é de Rio Branco, e o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, participam da comitiva.
“Nos encontraremos com o governador Gladson Cameli, parlamentares e gestores municipais, e seguiremos para a cidade de Basiléia/AC e outras regiões afetadas pelas enchentes. Nossa solidariedade ao povo acreano neste momento desafiador”, escreveu Góes numa rede social.
Situação dos rios Enquanto a situação se agravou em Rio Branco, no município de Xapuri (AC), a 190 quilômetros da capital, o rio recuou e atingiu a marca de 16,78 metros. A cidade registrou a segunda maior marca da história na sexta-feira (1º), com 17,09 metros. Da mesma forma, em Brasiléia, a 230 quilômetros de Rio Branco, o Rio Acre está em 11,20 metros e com tendência de redução, diferentemente do que ocorreu no dia 28, quando chegou à marca de 15,62 metros.
Maiores informações no relatório direto do site do Corpo de Bombeiros do Acre:
site do Corpo de Bombeiros.