19/02/2024 às 15h06min - Atualizada em 19/02/2024 às 15h06min
O legado de Abílio Diniz em questões ESG
Empresário foi pioneiro em crescimento sustentável e ações de bem-estar para funcionários no Brasil
Arthur Mirov e João Kerr
Agência Brasil Abilio Diniz, que morreu no último domingo, 18 de fevereiro, trabalhou em diversas questões ambientais, sociais e de governança ao longo de sua carreira como empreendedor.
Como gestor do Grupo Pão de Açúcar, o empresário inovou no cenário brasileiro ao implementar projetos visando o bem-estar dos colaboradores do grupo
. REDUÇÃO DO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS Há mais de 20 anos, o programa “Parceria contra o desperdício”, faz doações para entidades parceiras de produtos alimentícios que não são considerados esteticamente favoráveis à venda, mas que são totalmente adequados ao consumo.
CARAS DO BRASIL O projeto “Caras do Brasil”, criado em 2002, tem como proposta ajudar a desenvolver pequenos produtores com rotinas sustentáveis, incentivando o comércio com ética e solidariedade, geração de renda, inclusão social e grande respeito ao meio ambiente.
Os produtos desenvolvidos por essas comunidades e organizações que participam do projeto, estavam em suas lojas.
ESTAÇÕES DE RECICLAGEM Desde 2001, diversas lojas em todo o Brasil possuem estações de reciclagem. Em parceria com empresas, os pontos recebem materiais como papel, plástico, metal, vidro e óleo de cozinha usado.
Esses materiais são encaminhados para o processo de reaproveitamento, diminuindo o volume de resíduos produzidos após a utilização e consumo de determinados produtos.
PILHAS E BATERIAS Pilhas e baterias são materiais que tem de ter um cuidado especial com o descarte. Nesta ideia, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), são disponibilizados coletores destes produtos, facilitando seu descarte correto e seguro após o uso sem contaminar o solo.
DESCARTE CORRETO DE MEDICAMENTOS Assim como as pilhas e baterias, o descarte de medicamentos deve ser realizado de maneira cautelosa para evitar a contaminação do meio ambiente. Em parceria com laboratórios, as lojas disponibilizam pontos para estes descartes, além de materiais como agulhas e ampolas. A ideia é conscientizar o consumidor sobre a importância desse cuidado.
O empresário ainda disponibilizava programas de capacitação aos colaboradores de suas empresas, combate a fome, e outros diversos visando um mundo melhor.
Bem sucedido e engajado em diversas pautas relevantes, Abilio Diniz nunca se preocupou em deixar um legado: "Eu gosto do aqui e agora. Minha preocupação sempre foi a de buscar, em vida, ser feliz, praticar o bem e compartilhar conhecimento.", disse à CNN em 2023. E conseguiu.