Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), edição nº 136 de 22 de julho de 2025, o extrato do Acordo de Cooperação Geral (ACG) celebrado entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Global ESG. A parceria estabelece uma cooperação ampla voltada ao desenvolvimento técnico-científico, inovação tecnológica e fortalecimento da sustentabilidade na agricultura brasileira, com foco nas diretrizes ambientais, sociais e de governança (ESG).
O ACG engloba dois instrumentos complementares: o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) e o Acordo de Cooperação Técnica e Financeira (ACTF), que permitirão a execução de projetos, estudos, levantamentos, programas e ações conjuntas, com foco no monitoramento ambiental, governança corporativa, desenvolvimento institucional, instrumentação agrícola, tecnologias sustentáveis e práticas de impacto alinhadas às atividades-fim da Embrapa.
Entre as iniciativas estruturantes previstas no acordo está a consolidação do Programa Embrapa ESG na Prática, uma plataforma de ações integradas entre os dois organismos, em sinergia com o Programa ESG20+ e com o circuito especial preparatório COP30 do Global Meeting, além da participação conjunta em agendas técnicas e institucionais em Belém/PA, durante a programação oficial da COP30 no Brasil, entre outras articulações estratégicas.
A vigência do acordo é de cinco anos, a partir da data de assinatura, em 18 de julho de 2025. Assinam o instrumento, pela Embrapa, a presidente Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá e o diretor de Governança e Informação, Alderi Emídio de Araújo. Pelo Instituto Global ESG, os signatários são o presidente Alexandre Arnone e o vice-presidente Sóstenes Carneiro Marchezine.
Também foi publicada no DOU a Portaria nº 863, de 28 de julho de 2025, que designa a analista Marisa Prado Gomes, Supervisora de Sustentabilidade, como gestora administrativa do ACG no âmbito da Embrapa. A designação institucionaliza a governança do acordo e assegura sua implementação técnica e operacional ao longo do período de vigência.
A parceria reafirma o papel da Embrapa e do Instituto Global ESG como protagonistas na construção de soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável, contribuindo para o fortalecimento da agricultura de baixo carbono e o alinhamento do Brasil aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à transição ecológica global.