Vale visita o Instituto Global ESG em diálogo sustentável de convergência setorial
O encontro marcou a interface técnica da empresa com o movimento e a frente parlamentar ESG na Prática
Portal Global ESG - Portal Global ESG
30/10/2024 19h52 - Atualizado há 2 meses
Fotógrafa: Juliana Mota
Nesta terça-feira (29/10), o Instituto Global ESG recebeu em Brasília a Relações Institucionais da Vale, Mariana Beloni, para uma reunião focada na análise de conexões e construção de pontes entre as instituições no âmbito do Movimento Interinstitucional ESG na Prática e da Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional (FPESG).
Durante o encontro foram abordadas as diretrizes ambientais, sociais e de governança como plataforma estratégica para o alcance da sustentabilidade. A agenda estabeleceu diálogo acerca das prioridades legislativas e institucionais do movimento, da frente parlamentar e do setor e a implementação colaborativa do plano de ação para os arranjos do Marco Regulatório do ESG para o Desenvolvimento Sustentável (MRESG).
"A aproximação com empresas de grande porte, como a Vale, é fundamental para identificar e valorizar esforços setoriais, aperfeiçoar as pautas do movimento e da frente em rede colaborativa e alavancar projetos de impacto em cooperação e, ao mesmo tempo, inspirar mudanças transformacionais no mercado", afirmou o vice-presidente do Instituto Global ESG e Secretário-Executivo da FPESG, Sóstenes Marchezine.
O encontro também abriu espaço para o compartilhamento de boas práticas e experiências em governança, responsabilidade social e engajamento. Os representantes destacaram a importância de ações que promovam o diálogo sobre os princípios de ESG (do inglês: environmental, social and governance; e em português ASG: ambiental, social e governança) nos setores da sociedade, nas políticas públicas e na legislação brasileira, inclusive em face dos desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, pauta macro da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Além de Beloni e Marchezine, participaram da reunião o head de estratégia do Instituto e da Frente, Erick Rezende; e Ana Clara Moura, chefe de gabinete da FPESG e do deputado federal Flávio Nogueira, que preside a Frente Parlamentar ESG na Prática no Congresso Nacional.