Envato O Instituto Global ESG, em parceria com a Frente Parlamentar ESG na Prática (FPESG) do Congresso Nacional, anuncia o Prêmio Global ESG de Jornalismo. A premiação celebra os 20 anos do conceito ESG, lançado por Kofi Annan em 2004, e visa reconhecer e incentivar os profissionais que se destacam na produção de conteúdos que promovam práticas de sustentabilidade, responsabilidade social e governança.
O lançamento oficial da plataforma de inscrições para o Prêmio será no dia 27 de novembro de 2024, em ato institucional com a Frente Parlamentar ESG na Prática, após o órgão ter conquistado a adesão de mais de 200 parlamentares do Congresso Nacional, entre deputados e senadores.
“O Prêmio Global ESG de Jornalismo é uma forma de celebrar duas décadas de um conceito que revolucionou o mundo corporativo e as práticas de sustentabilidade. Queremos incentivar e valorizar aqueles que têm o papel fundamental de informar e engajar a sociedade em temas tão relevantes,” destaca Alexandre Arnone, chairman do Grupo Arnone e fundador do Instituto Global ESG.
Sóstenes Marchezine, vice-presidente do Instituto Global ESG e sócio-diretor do Grupo Arnone em Brasília, ressalta a importância do prêmio para o cenário de comunicação no Brasil e no mundo. “Este prêmio não só reconhece o talento e o esforço dos comunicadores, mas também reforça a necessidade de uma comunicação responsável e consciente. Estamos animados para ver o impacto positivo que esta iniciativa trará para o jornalismo e a comunicação, incentivando práticas sustentáveis e éticas,” afirma Marchezine, que também é Secretário-Executivo da FPESG.
O Deputado Federal Flávio Nogueira, presidente da Frente Parlamentar ESG na Prática (FPESG) do Congresso Nacional, também destacou a relevância da premiação. “Este prêmio reforça a importância da comunicação na disseminação de práticas ESG. A união de esforços entre o Legislativo e instituições como o Instituto Global ESG é fundamental para promovermos um desenvolvimento sustentável,” comenta Nogueira.
Ana Clara Moura, chefe de gabinete do deputado federal Flávio Nogueira e da FPESG, complementa: “A comunicação é uma ferramenta poderosa para a transformação social. Reconhecer e premiar aqueles que se dedicam a promover os valores ESG é essencial para incentivarmos uma cultura de responsabilidade e sustentabilidade.”
Ueslei Estrela, Head de Comunicação e Marketing do Instituto Global ESG, também reforçou o papel essencial da comunicação. “A mídia tem uma responsabilidade enorme na formação de opiniões e na disseminação de boas práticas. Este prêmio é uma homenagem àqueles que se dedicam a essa missão com compromisso e criatividade,” afirmou Estrela.
Categorias
O Prêmio Global ESG de Jornalismo será concedido em até 6 categorias, abrangendo diversas formas de comunicação:
• Reportagem Jornalística Impressa
• Reportagem Jornalística Digital
• Reportagem Jornalística Televisiva
• Reportagem Jornalística Radiofônica
• Produção de Conteúdo em Redes Sociais
• Iniciativa de Jornalismo ou Comunicação Internacional
Duas categorias especiais também foram criadas para destacar iniciativas no contexto das relações internacionais:
• Iniciativa de Jornalismo ESG nas Relações Brasil/China: Esta categoria especial celebra os 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China, reconhecendo iniciativas que destacam a importância dessas relações para o desenvolvimento econômico sustentável e estratégico entre as duas nações. O jubileu de ouro sino-brasileiro representa meio século de parceria estratégica global, com impactos significativos em diversas áreas, incluindo comércio, tecnologia e sustentabilidade.
• Iniciativa de Jornalismo ESG nas Relações Brasil/EUA: Comemorando os 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, esta categoria especial reconhece iniciativas que enfocam a importância dessas relações para o desenvolvimento econômico sustentável e estratégico entre as duas nações. O bicentenário Brasil/EUA celebra dois séculos de cooperação e parceria estratégica, fundamentais para o progresso em áreas como economia, ciência e meio ambiente.
Inscrições e Critérios de Avaliação
As inscrições estarão abertas de 27 de novembro a 27 de dezembro de 2024, e podem participar jornalistas, comunicadores, influenciadores e equipes de comunicação atuantes no Brasil ou no exterior, com trabalhos publicados até o dia 27 de novembro de 2024. Os interessados deverão preencher um formulário de inscrição, que estará disponível no site e canais de comunicação do Instituto Global ESG, da Frente Parlamentar ESG na Prática e de parceiros a partir do dia 27 de novembro. Por enquanto, mais informações podem ser obtidas no e-mail
[email protected].
Os trabalhos serão avaliados com base nos seguintes critérios:
• Relevância do tema abordado para as práticas ESG
• Qualidade técnica e estética da produção
• Originalidade e criatividade
• Impacto e alcance da mensagem
Premiação e Reconhecimento
Cada categoria terá até três vencedores. Todos receberão um certificado de reconhecimento e o primeiro lugar receberá o Prêmio Global ESG de Jornalismo, que poderá ser uma comenda, troféu ou placa, além de outras premiações simbólicas, a critério da organização e dos seus parceiros. A premiação prevê, ainda, uma moção honrosa da Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional.
A cerimônia de premiação será realizada em dezembro de 2024, em dia, horário e local a definir. Os trabalhos vencedores serão divulgados nos canais de comunicação do Instituto Global ESG, da Frente Parlamentar ESG na Prática e de parceiros.
Histórico e Legado de Kofi Annan
Em 2004, Kofi Annan, então Secretário-Geral das Nações Unidas, lançou o conceito ESG, propondo a integração de fatores ambientais, sociais e de governança nas estratégias corporativas. Durante sua gestão na ONU, Annan também foi responsável pela criação do Pacto Global, o maior movimento corporativo sustentável do mundo, e pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que evoluíram para os atuais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), parte da Agenda 2030. Seu legado continua a inspirar organizações e líderes em todo o mundo a integrar práticas responsáveis e éticas em suas operações, promovendo um futuro mais justo e sustentável.
Sobre o Instituto Global ESG
O Instituto Global ESG é uma organização que promove a responsabilidade socioambiental e a governança pública e privada no Brasil. O Instituto é líder do movimento interinstitucional ESG na Prática, que culminou na criação da Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional. Com diversas iniciativas para informar e engajar a sociedade sobre questões ambientais, sociais e de governança, o Instituto se destaca por suas ações interinstitucionais e seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.
Sobre a Frente Parlamentar ESG na Prática
A Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional, a FPESG, é uma articulação focada no engajamento do Poder Legislativo, dos demais poderes e das instâncias públicas e privadas, promovendo a responsabilidade socioambiental e a governança no Brasil. O órgão já conta com a participação de mais de 200 parlamentares, dentre deputados federais e senadores, de todas as regiões do Brasil e de todos os partidos com representação no Congresso. A frente conta com o apoio técnico e o secretariado-executivo do Instituto Global ESG e atua em convergência interinstitucional a partir do movimento ESG na Prática.
Contato e Informações
Para mais informações sobre o regulamento e as inscrições, os interessados podem acessar o site www.institutoglobal.org ou entrar em contato pelo e-mail:
[email protected].