10/01/2024 às 08h52min - Atualizada em 10/01/2024 às 08h52min
30 mil conselheiros tutelares tomam posse nesta quarta-feira
Por Bianca Rocha
Por Bianca Rocha
Envato Nesta quarta-feira, 10 de janeiro, 30 mil conselheiros tutelares em mais de 5,5 mil municípios brasileiros serão empossados, segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Os membros dos Conselhos Tutelares desempenharam um mandato de quatro anos, com ações em educação, saúde, convívio familiar e proteção contra a violência, iniciando um período crucial para a proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes no país. O ato de posse representa, um passo significativo no compromisso do país com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes, destacando a importância da atuação desses conselheiros para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.
O secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Cláudio Augusto Vieira, destaca que a posse dos conselheiros tutelares vai além de uma cerimônia formal, sendo um compromisso coletivo com o futuro da nação. Ele ressalta que é um ato que reforça a responsabilidade de todos na construção de uma sociedade mais justa e segura para as gerações que estão por vir.
Vieira destaca a expectativa para esta gestão, enfatizando que é crucial que as autoridades locais e a sociedade estejam comprometidas em fornecer os recursos necessários para que o papel possa desempenhar suas funções de maneira eficaz. Além disso, ele ressalta que a integração com outros órgãos e a promoção de parcerias são fundamentais para superar os desafios e fortalecer a rede de proteção à infância e adolescência.