Divulgação O Relatório de Sustentabilidade da Moura Dubeux referente a 2023, quando celebrou seu 40º aniversário, releva o melhor ano da história da companhia líder do mercado imobiliário do Nordeste, listada, desde fevereiro de 2020, no Novo Mercado da B3. “Percebemos que as práticas afirmativas e corretas atraem boas pessoas, que tomam as melhores decisões, que desenvolvem produtos de excelência e conduzem a organização a ter mais longevidade, seja por desempenho e/ou pela percepção do cliente, do mercado e do cenário socioeconômico”, salienta Diego Villar, CEO da empresa.
No plano ambiental, a Moura Dubeux estabeleceu uma rígida Diretriz de Sustentabilidade, base da meta de certificação de 100% dos seus empreendimentos financiados. Apenas em 2023, foram sete edifícios que receberam o IPTU Verde, o Fator Verde e o EDGE (Excellence in Design for Greater Efficiencies), selo criado pela International Finance Corporation, ligada ao Banco Mundial. Os ganhos proporcionados por essa política alcançam o entorno das obras, a sociedade e os clientes da companhia. Além disso, foram firmadas parcerias importantes, como a Aliança para Mitigação de Mudança Climática.
Alguns indicadores demonstram em termos concretos a prática da sustentabilidade pela empresa: utilização de pavimentação permeável em pelo menos 60% das áreas de calçadas; paisagismo somente com espécies vegetais adaptadas ao clima local, sendo 90% nativas; redução do consumo hídrico, com equipamentos economizadores nas áreas molhadas; descargas sanitárias mais eficientes; reúso das águas pluviais e de condensação do sistema de ar-condicionado; irrigação inteligente; lâmpadas de baixo consumo nas áreas comuns; infraestrutura de abastecimento para veículos elétricos; renovação de ar, controle e monitoramento das emissões de gases; e iluminação natural nas áreas comuns.
Adoção do retrofit para modernização ou restauração de prédios antigos também tem contribuído com a estratégia de desenvolvimento sustentável, com ganhos ambientais, sociais e econômicos. “Ademais, nossa metodologia Building Information Modeling (BIM), implantada em 2022 e considerada a base da transformação digital do nosso segmento, tem possibilitado melhorar cada vez mais a performance da Moura Dubeux em todas as etapas do negócio imobiliário”, informa Diego Villar. No ano passado, todos os colaboradores da equipe de projetos e orçamento foram capacitados nesse escopo, tanto para o uso de softwares específicos quanto na aplicação de normas da ABNT.
Outros indicadores reforçam as práticas sustentáveis da companhia. Além da utilização de 100% de madeiras advindas de reflorestamento, nos canteiros de obras houve redução significativa do seu uso, após a implementação de telas metálicas para proteção de periferias e do sistema de limitador de queda de proteção em todas as obras. Essa e outras ações contribuem para redução da geração de resíduos. Só no último ano, a companhia conseguiu beneficiar aproximadamente 50% do total de 35 mil toneladas. Além disso, desde 2022, a empresa integra a Aliança para Redução de Carbono da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), com o propósito de obter o inventário setorial da construção civil e demais índices do setor.
Outro avanço relevante: em 2023, a empresa compensou 100% das emissões de gases de efeito estufa de escopo 1 (aquelas feitas diretamente por entidades corporativas) e 2 (geradas por uma empresa para facilitar suas operações diárias).
Valorizando as pessoas e o social Em 2023, a companhia ampliou seu quadro de colaboradores de 3.600 para aproximadamente cinco mil, contratando profissionais nos sete estados nos quais atua. Além disso, com uma política de recursos humanos inclusiva, aderente aos princípios da diversidade e preocupada com o bem-estar e a saúde física e mental das pessoas, há mais sinergia nos objetivos da organização e sentimento de pertencimento. “Dessa maneira, conquistamos novamente o selo
Great Place to Work (GPTW). Hoje, somos reconhecidos como uma das três melhores empresas para se trabalhar no Nordeste”, ressalta Diego Villar.
Também houve avanços no programa para formação de mão de obra, o MD Social, realizado em parceria com o Instituto Engenheiro “Joaquim Correia”. Em 2023, foram capacitadas 150 pessoas, em cursos teóricos e práticos, com foco principal em execução de alvenaria para blocos de concreto e carpintaria. O projeto supre a demanda de profissionais da empresa, diversifica e amplia o número de mulheres em canteiros de obras, em funções tradicionalmente ocupadas por homens.
Há, ainda, a Universidade Corporativa da Moura Dubeux (Unisoma), voltada à formação continuada dos colaboradores. Trata-se de uma plataforma 100% digital, que oferece quatro trilhas de aprendizagem: Essencial, para todos os colaboradores; Funcional, proporcionando conteúdos específicos de acordo com a função de cada profissional; Liderança, para gestores; e Autodesenvolvimento, abrangendo cursos livres, com temas diversos, para incrementar a trilha de aprendizagem.
Gestão e desempenho No tocante à governança corporativa, foi criado em 2023 o Conselho Fiscal, que se somou ao de Administração, que é assessorado pelo Comitê Estatutário de Auditoria e Risco, Comitê de Ética e Conduta, Comitê de Gente e Comissão de Privacidade e Segurança. Também existem as áreas de Auditoria Interna e de Compliance e o Programa de Integridade. Este, composto por oito pilares, objetiva fortalecer as operações da empresa, por meio do total alinhamento de suas práticas às condutas, procedimentos, normas e leis nacionais e internacionais. Há, ainda, a Área de Relações com Investidores, que fornece, de modo transparente e claro, todas as informações sobre gestão, desempenho operacional e financeiro, comunicados ao mercado, fatos relevantes e acompanhamento de analistas.
Finalmente, o desempenho econômico-financeiro consistente da Moura Dubeux, com reflexos em termos de inclusão social, geração de empregos e renda, está expresso em números relevantes alcançados no ano de 2023: lançamentos de R$ 1,6 bilhão em valor geral de vendas (VGV) líquido; R$ 1,5 bilhão em vendas líquidas; banco de terrenos totalizando 65 áreas; 45 canteiros de obras em andamento; atingimento da marca de 25 mil unidades e mais de 240 empreendimentos entregues. Contribuiu para o alcance desses resultados uma nova unidade de negócios, a Mood, criada com o propósito de aproximar a empresa cada vez mais dos nordestinos. A marca atende a classe média, atualmente o maior mercado endereçável da região, constituído por famílias com renda entre R$ 12 mil e R$ 15 mil.
A Moura Dubeux, construtora e incorporadora de sociedade anônima e capital aberto, única do setor no Nordeste listada na B3 a integrar o Novo Mercado, foi fundada em 1983, com sede na cidade de Recife. Atualmente, além de Pernambuco, está presente em outros seis estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.
A companhia destaca-se no segmento de edifícios de luxo e alto padrão, tendo ampliado o espectro de seu mercado com o lançamento da Mood. Outra vertente de suas atividades é a da segunda residência, composta por flats, hotéis e resorts, também voltada a consumidores de alto padrão. Ao mesmo tempo em que manteve sua posição de liderança no Nordeste, fortaleceu sua força de comercialização, com a MD Vendas, aprimorando o atendimento e a experiência dos clientes. Neste âmbito foi criada, em 2022, a MD Store, que possibilita a personalização do imóvel.
Confira o relatório completo por meio do link:
Relatório de Sustentabilidade - Moura Dubeux