11/06/2024 às 10h08min - Atualizada em 11/06/2024 às 10h08min
ONU abre inscrições para Prêmio de Fotografia para Jovens Indígenas
Jovens indígenas interessados em participar devem estar presentes em um dos Estados-membros da OMPI
ONU
ONU
Tiago Zenero/PNUD Brasil Com o tema Métodos Indígenas de cura e bem-estar: Honrando o saber e os conhecimentos dos nossos ancestrais, a OMPI convida jovens indígenas a utilizarem a fotografia para contar para o mundo como o estilo de vida, as crenças e as culturas das suas comunidades estão fundamentalmente relacionados com a saúde e o bem-estar delas.
Fatores de proteção que contribuem para a saúde e o bem-estar da comunidade do participante, tais como medicinas tradicionais, o acesso às suas terras, territórios e recursos, alimentos tradicionais, a água, o clima, o meio ambiente, e práticas de cura e de cuidados médicos tradicionais.
Fatores de risco que ameaçam a capacidade da comunidade para manter-se saudável. Esforços coletivos para a promoção da saúde na comunidade do participante que ilustrem uma abordagem holística da questão da saúde e do bem-estar.
Quem pode participar?
Jovens indígenas interessados em participar devem estar presentes em um dos Estados-membros da OMPI e ter entre 18 e 35 anos de idade na data do encerramento das inscrições (15 de julho de 2024).
Critérios de participação
- A foto e a breve descrição devem ser de autoria do próprio participante.
- A foto não pode ter sido reconhecida anteriormente, nem premiada em outro concurso de fotografia.
- Cada participante pode inscrever no máximo uma foto. Não são permitidas as inscrições coletivas.
- O participante deve obter consentimento para exibir na sua foto conhecimentos tradicionais e/ou expressões culturais tradicionais de sua comunidade, em conformidade com o direito nacional e/ou consuetudinário.
- A foto e sua descrição não devem conter qualquer conteúdo sagrado, secreto ou sensível que possa eventualmente divulgar informações destinadas exclusivamente aos integrantes da comunidade.
Critérios de avaliação
- As fotos serão avaliadas de maneira tecnologicamente neutra, ou seja, sem levar em consideração a experiência profissional dos participantes, nem a utilização de equipamentos profissionais ou especiais.
- Os critérios de avaliação das fotos inscritas são: expressão do tema; originalidade, criatividade e expressão artística; poder de inspiração; apelo visual; e impacto relacionado com a comunidade.
- A OMPI nomeará um júri externo para selecionar os vários finalistas e, em seguida, eleger os vencedores. Os jurados serão fotógrafos indígenas internacionalmente reconhecidos. A OMPI, em consulta com os membros do júri, examinará e decidirá se as fotos inscritas estão em conformidade com todos os requisitos descritos no Regulamento do Prêmio de Fotografia 2024.
- Todas as fotos aceitas e os demais materiais enviados, assim como os nomes completos dos participantes, podem ser publicados no site da OMPI e na plataforma do concurso.
Os prêmios
Os vencedores receberão equipamentos fotográficos num valor total de até:
- USD 4.000 (1º colocado)
- USD 3.000 (2º colocado)
- USD 2.000 (3º colocado)
- Os participantes vencedores serão notificados por e-mail e, na sequência, o anúncio oficial será efetuado em outubro de 2024.
Como se inscrever
A inscrição da foto deve ser feita até 15 de julho de 2024 por meio da plataforma online do Prêmio de Fotografia. Ao inscrever uma foto no concurso, a pessoa participante aceita o Regulamento do Prêmio de Fotografia da OMPI.