19/05/2024 às 14h41min - Atualizada em 19/05/2024 às 14h41min

Grupo Boticário divulga resultados ESG e atualiza compromissos

Empresa se concentra em mudanças climáticas, manejo de resíduos, água, biodiversidade, diversidade e outros critérios

Com informações de Marina Filippe, da Exame
Freepik
O Grupo Boticário apresenta, pela primeira vez, a evolução dos chamados Compromissos Para o Futuro, indicadores ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança) lançados em 2021. A novidade acompanha o relatório ESG da companhia e aponta os caminhos possíveis para os próximos anos a partir de sete frentes: mudanças climáticas, resíduos, água, biodiversidade, diversidade e inclusão, desenvolvimento social e fornecimento sustentável.

A intenção da empresa é atualizar as metas a cada três anos, garantindo que a estratégia ESG esteja alinhada aos desafios globais do tema e ao dinamismo e crescimento do Grupo, que tem cerca de 40 pessoas dedicadas ao ESG, além de um Comitê presidido por membro independente. 

Na prática, os compromissos diminuem de 15 para 8, uma estratégia que, segundo Luis Meyer, diretor de ESG do Grupo Boticário, não deixa nenhum tema material de fora do que havia sido anunciado anteriormente, apenas simplifica a narrativa para os envolvidos.

Na frente de economia circular, todos os novos produtos cosméticos contam com pelo menos um atributo de sustentabilidade em formulação ou embalagens. O Grupo também incentiva a redução de resíduos de catálogos, alcançando em 2023 a redução de 12% do volume em toneladas de resíduos de papel em relação ao ano anterior.

A empresa possui hoje o maior programa em pontos de coleta de logística reversa no mercado de beleza e cosméticos no Brasil, com mais de 4.500 pontos. Em 2023, 34% do equivalente ao resíduo gerado pelas embalagens no ano foi reciclado, tendo como meta chegar a 45% em 2030. Ainda em relação aos resíduos, a meta para 2030 é utilização de 30% de material reciclado nas embalagens até 2030. Até o momento, a companhia alcançou 11%.

Já diversidade e inclusão é a única dimensão dividia em duas partes. Atualmente, o quadro geral de funcionários do Grupo Boticário tem 46% de pessoas negras e 60% de mulheres. Na comunicação a composição é de 47% de pessoas negras, 17% de LGBTI+, 26% de diversidade de corpos, especialmente gordos, 9% de pessoas mais velhas e 2,5% de pessoas com deficiência.

Já em relação às debêntures atreladas às metas ESG, os chamados sustainability-linked bonds, uma das metas é de ter um portfólio de marcas próprias com produtos 100% veganos até dezembro de 2026, sendo o índice atual é de 96%.
Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://globalesg.com.br/.
Fale com a gente pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Escreva o que precisa