06/05/2024 às 15h47min - Atualizada em 06/05/2024 às 15h47min
Alckmin destaca importância da prestação de contas em comemoração de 100 anos do TCESP
Evento no Memorial da América Latina contou com homenagens a autoridades políticas
João Kerr e Arthur Mirov
João Kerr Na manhã desta segunda-feira (06), o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo realizou uma cerimônia de comemoração dos 100 anos de sua fundação. Uma homenagem a autoridades públicas foi realizada durante a solenidade, com a entrega do "Colar Centenário", horaria concebida em reconhecimento por serviços prestados ao TCESP.
Estiveram presentes o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; o ex-presidente Michel Temer; os ex-governadores João Dória, José Serra e Rodrigo Garcia; os Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, André Mendonça e outros nomes que fizeram parte da política paulista.
Em seu discurso, Tarcísio de Freitas agradeceu o trabalho do Tribunal e destacou que o legado do TCESP precisa ser preservado. "Estamos falando de um tribunal importante, não só pelas fiscalizações e auditorias, mas também de um pilar essencial para um estado democratico de direito", disse o governador.
De acordo com Geraldo Alckmin, a prestação de contas é um encargo do poder público. Durante o evento, o vice-presidente enfatizou que, "com o direito de fazer, vem o dever de responder pelo que se faz. Graças à atuação do TCE, erros, fraudes e desperdícios de recursos são evitados."
Ao final do evento, o presidente do Tribunal, Renato Martins Costa, reforçou a homenagem aos governadores e destacou a importância que tiveram para o desenvolvimento do trabalho do TCE, por compreenderem sua importância.
Condecoração
O Colar do Centenário foi institutido a partir do 100º aniversário do funiconamento do TCESP, em 6 de maio de 1924. Ao longo deste ano, 100 exemplares do Colar serão outorgados.
Uma miniatura do item, uma roseta e um diploma assinado pelo Presidente do TCE acompanham o Colar em cada homenagem feita. A condecoração é uma homenagem ao Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luís Pereira de Sousa, que organizou o Tribunal de Contas e nomeou os primeiros cinco Ministros do órgão.