04/03/2024 às 09h14min - Atualizada em 04/03/2024 às 09h14min
Liga de futebol da Austrália adota sustentabilidade com 'Jogos Verdes' em março e abril
Os Jogos Verdes terão como foco a redução da poluição por carbono, compensação de emissões inevitáveis e a introdução de práticas sustentáveis nos clubes
Samuel Este
Getty Images Canberra United e Brisbane Roar estão prontos para liderar uma iniciativa sustentável nas A-Leagues (principais liga de futebol da Austrália), ao sediarem dois 'Jogos Verdes' em março e abril. Esses jogos têm como objetivo minimizar o impacto ambiental do futebol, com jogadores e clubes adotando medidas proativas para enfrentar as mudanças climáticas.
O primeiro Jogo Verde acontecerá em 24 de março, com o Canberra United recebendo o Wellington Phoenix no McKellar Park na A-League Women. Em seguida, o Brisbane Roar continuará a iniciativa ecologicamente correta em 13 de abril, recebendo o Newcastle Jets na A-League Men no Suncorp Stadium.
Iniciados pelo grupo 'Our Greener Pitch', os Jogos Verdes terão como foco a redução da poluição por carbono, compensação de emissões inevitáveis e a introdução de práticas sustentáveis nos clubes. Os jogos também buscam conscientizar sobre a conexão crucial entre as mudanças climáticas e o futebol.
Esses esforços estão alinhados com ações recentes dos Socceroos e Matildas nas Copas do Mundo da FIFA, enfatizando a compensação de carbono. Iniciativas semelhantes, como o Green Football Weekend no Reino Unido em fevereiro, e a maior ação climática liderada por jogadores na história do futebol antes da Copa do Mundo Feminina da FIFA de 2023, prepararam o terreno para a iniciativa sustentável das A-Leagues.
Os jogadores das A-Leagues têm experimentado os impactos diretos das mudanças climáticas em suas carreiras, incluindo calor extremo, incêndios florestais, fumaça e inundações, afetando o cronograma de jogos e o bem-estar dos jogadores. Emma Ilijoski, do Canberra United e membro do 'Our Greener Pitch', expressou empolgação com os Jogos Verdes e destacou a importância de os clubes, jogadores e as A-Leagues adotarem políticas para um futuro mais sustentável.
Como parte da iniciativa, Canberra e Brisbane, como clubes anfitriões, implementarão práticas sustentáveis nos dias dos jogos, incluindo a redução de plásticos de uso único e a oferta de opções de alimentos mais sustentáveis para os torcedores. As emissões dos voos das equipes visitantes, Wellington e Newcastle, serão compensadas pelas Ligas Profissionais Australianas (APL).
A Uber contribuirá para os esforços sustentáveis fornecendo viagens gratuitas de Comfort Electric para jogadores e equipe do Canberra United. Os torcedores que adquirirem ingressos para o dia do jogo receberão um código de desconto para viagens Uber Pool de e para o jogo.
A PFA (famosa associação climática) realizará sessões educacionais com os clubes participantes, Canberra, Wellington, Newcastle e Brisbane Roar, com o apoio da FrontRunners, uma organização focada em ações climáticas no esporte. Além disso, a PFA lançará um relatório sobre o impacto do futebol no clima ainda este mês, com o objetivo de educar os clubes, jogadores e a comunidade de futebol australiana sobre o tema.
Esses Jogos Verdes inovadores marcam um passo significativo em direção a um futuro mais sustentável para as A-Leagues, com a esperança de que outros clubes e seleções nacionais repliquem e contribuam para o esforço coletivo por uma indústria do futebol carbono neutro.
Detalhes dos Jogos: Jogo Verde 1: - Domingo, 24 de março de 2024
- Liberty A-League Women
- Canberra United vs. Wellington Phoenix
- McKellar Park, Canberra
- Início: 14h
Jogo Verde 2: - Sábado, 13 de abril de 2024
- Isuzu-UTE A-League Men
- Brisbane Roar vs. Newcastle Jets
- Suncorp Stadium, Brisbane
- Início: 17h30