Mauricio Tolmasquim, Diretor de Sustentabilidade da Petrobras, declarou que o Brasil tem o potencial para expandir sua produção de energia solar em até 100 vezes. Atualmente, o país conta com uma capacidade instalada de 30 gigawatts (GW), uma quantia considerada significativa pelo executivo, porém com amplo espaço para crescimento.
Além disso, o empresário também ressaltou o potencial da energia eólica no país. Para ele, o potencial onshore (em terra) poderia crescer 25 vezes e atingir 750 GW. Atualmente, a cifra produzida por este tipo de energia gira em torno de 30 GW.
Tolmasquim destacou ainda a importância da qualidade dos recursos brasileiros na geração de energia. Um aerogerador, por exemplo, caso colocado no Brasil, produziria o dobro de energia que o mesmo produto na Europa, segundo o diretor da Petrobras.
Por fim, o executivo durante um seminário realizado no dia 19/2, destacou: "Traduzimos isso como fator de capacidade. Temos a abundância, mas não apenas nos recursos, mas a abundância com qualidade, o que nos permite ter baixo custo"