Divulgação Engajado na construção de uma sociedade mais próspera e responsável, o Grupo Panvel evoluiu em suas práticas voltadas aos cuidados com suas pessoas, meio ambiente e comunidades em 2023. Entre as iniciativas de destaque estão o aumento em 71% do número de usinas de energia fotovoltaica que abastecem as lojas de rua da rede, o avanço para 73% de mulheres em cargos de liderança e a ampliação de iniciativas de auxílio às comunidades em que a Companhia está presente, por meio de doações de produtos e de recursos.
A empresa divulgou todos os detalhes dessas iniciativas no seu Relatório de Sustentabilidade, publicado pelo segundo ano consecutivo. "Empresas e organizações precisam estar comprometidas no cuidado com o meio ambiente e com as pessoas.
As ações que trazemos neste relatório refletem o espírito de evolução da nossa companhia. Elas demonstram nossos avanços e a forma que viemos contribuindo para o futuro e o desenvolvimento das comunidades onde atuamos. E essa atenção ganha ainda mais importância diante a todos os efeitos devastadores que estamos vivendo devido às mudanças climáticas”, afirma o CEO do Grupo Panvel, Julio Mottin Neto.
Elaborado dentro dos padrões internacionais da metodologia GRI, o documento está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O relatório comunica as iniciativas, desafios e progressos alcançados pela Companhia ao longo de 2023, abordando temas como governança, saúde, diversidade, meio ambiente, mudanças climáticas e apoio às comunidades.
Em processo constante de evolução, a Companhia começa a ampliar o horizonte dos seus compromissos, expandindo a visão de 2026, que é a atual, para 2030. A revisão começou no início deste ano com o objetivo de atualizar estratégias e metas de sustentabilidade, tendo em vista os novos contextos, especialmente no que diz respeito às mudanças climáticas.
Sem descuidar do que já existe, a Empresa avança em suas formas de atuar nessas áreas estratégicas, a fim de acompanhar as mudanças e garantir maior aderência de seus pilares a esses temas, cada vez mais importantes e que impactam constantemente as pessoas e o planeta.
A avaliação para identificar as melhorias e reforçar o compromisso com os princípios ESG já está em andamento. E, dentro disso, está definida a realização de um acompanhamento periódico das estratégias, ajustando as abordagens para alcançar os objetivos com eficácia e responsabilidade.
Eficiência Energética Comprometido em melhorar de forma constante sua eficiência energética, o Grupo Panvel, em parceria com outras empresas, inaugurou cinco novas usinas fotovoltaicas arrendadas, totalizando 12 unidades que atualmente compensam o consumo de 71% das lojas de rua da rede. A ampliação representa um aumento superior a 70% em relação ao ano anterior, sendo a meta chegar a 100% dessas filiais até 2025.
Esse avanço credenciou o Grupo Panvel a receber o Prêmio Abralog Logística, da Associação Brasileira de Logística, na categoria ESG e Mobilidade Urbana. A conquista ocorreu em reconhecimento à estratégia de logística integrada da Companhia, focada na eficiência energética e na redução da emissão de carbono. Este movimento continua com a entrega de mais duas novas usinas em operação, ainda previstas para 2024.
Auxílio às comunidades Em paralelo às ações de preservação ambiental, a Panvel também se dedica ao cuidado com as pessoas e as comunidades onde atua. Em setembro de 2023, foi lançada uma edição especial de sua campanha Troco Amigo, com o SOS Vale do Taquari, para auxiliar as cidades impactadas pelas enchentes na região à época.
Através da contribuição de clientes que doaram parte de seu troco, a iniciativa arrecadou mais de R$ 1 milhão, valor que permitiu a compra de diversos itens de socorro e materiais, incluindo equipamentos para os hospitais de Roca Sales e Muçum, referências no atendimento à população local. Somada a esta edição inédita, a campanha Troco Amigo alcançou em 2023 o total de R$ 4,1 milhões em benefício a entidades que atuam na saúde pública na Região Sul e São Paulo. Este valor foi acompanhado por outros mais R$ 1,6 milhão doados diretamente pela Panvel através do repasse de produtos e medicamentos.
A campanha é permanente e ganhou uma nova edição especial neste ano de 2024, o SOS Rio Grande do Sul, criada para ajudar as entidades de auxílio às vítimas das cheias que assolaram o Estado no último mês de maio.
“Somos uma empresa comprometida com o cuidado das comunidades que nos acolhem. Inspirados pela nossa missão de proporcionar saúde e bem-estar às pessoas, trabalhamos para oferecer suporte integral, especialmente em situações extremas. Nosso sentimento de orgulho e pertencimento nos motiva a fortalecer esses laços e a construir um futuro mais sustentável para todos.” destaca a Diretora de Gente e Cultura, Lívia Moraes.
Destino Certo A logística reversa foi outra prática sustentável com resultados significativos: a destinação adequada de quase 50 toneladas de resíduos, através do programa Destino Certo. A ação incentiva clientes a descartarem corretamente remédios vencidos ou inutilizados, bem como pilhas e baterias.
Ao todo foram retiradas do meio ambiente quase 45 toneladas de medicamentos e 4,7 toneladas de pilhas e baterias, protegendo a natureza e evitando danos à saúde da população.
Atenção à diversidade As ações de promoção da diversidade e da inclusão integram o compromisso contínuo de cultivar a pluralidade e formar equipes diversas em todos os segmentos da Companhia. Os esforços em aprimorar a governança nesse tema levaram a criar uma frente específica de Diversidade, Equidade e Inclusão, responsável pelo desenvolvimento de estratégias que ampliem os avanços nesses quesitos.
Durante 2023, as mulheres passaram a ocupar 73% dos cargos de liderança da Companhia, como diretoras, gerentes, gerentes de filial e coordenadoras, totalizando 816 posições. As mulheres são 69% dos mais de 10 mil colaboradores do Grupo Panvel, que é signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU.
A evolução dessa participação nos espaços de liderança, bem como as ações para o aumento da diversidade e da representatividade, confirma o comprometimento na promoção da igualdade em todos os níveis organizacionais da Companhia.