A Braya Renewable Fuels, agora sob o controle da empresa de private equity Cresta Fund Management de Dallas desde novembro de 2021, anunciou na quinta-feira, 22, o início da produção de diesel renovável na refinaria Come-by-Chance, em Newfoundland e Labrador, Canadá. A novidade marca a conclusão da conversão da planta, anteriormente capaz de produzir 135 mil barris por dia de combustíveis e que estava fechada por mais de um ano devido à pandemia do coronavírus.
A empresa começará com uma produção inicial de 18 mil barris por dia de diesel renovável. Além disso, a empresa busca, no futuro, a produção de hidrogênio verde e combustível sustentável para a aviação. Em seu anúncio, a companhia ressaltou a importância dos combustíveis fósseis: "A produção local de diesel renovável, combustível de aviação sustentável e hidrogénio verde oferece alternativas comprovadas aos combustíveis fósseis e diminui significativamente as emissões de carbono associadas a setores difíceis de reduzir, como o transporte pesado, a aviação e a indústria pesada."
Ademais, o diesel renovável é feito a partir de gordura animal, óleo vegetal e comida desperdiçada. Ele é, também, quimicamente igual ao diesel produzido pelo petróleo, sendo uma solução, portanto, muito eficaz no combate a crise climática.
Por fim, a refinaria Come-by-Chance foi criada, inicialmente, para a produção de diesel não renovável. Em outubro de 2020, após vários meses de conversa fracassada com a petrolífera canadense Irving Oil e o início da pandemia, a fábrica não se sustentou e foi forçada a fechar.