23/01/2024 às 16h58min - Atualizada em 23/01/2024 às 16h58min
JGP e BB Asset fecham acordo para criar gestora para fundos ESG
Iniciativa pretende expandir a disponibilidade de opções de investimento sustentável no Brasil
Agência Estado
Agência Estado
Envato BB Asset e JGP, reconhecidas entidades do setor financeiro, anunciaram uma colaboração estratégica visando a fundação de uma gestora dedicada exclusivamente a fundos sustentáveis. Essa iniciativa tem como meta expandir a disponibilidade de opções de investimento sustentável no Brasil, com um olhar especial para atrair investidores internacionais. A formação desta parceria, que levou quatro meses de diálogo intensivo, culminou em um acordo finalizado recentemente, caracterizado por um instrumento financeiro conversível em participação acionária após 23 meses, cujo valor financeiro permanece confidencial.
Conforme detalhado pelas empresas, a nova entidade operará independentemente, contando com uma equipe especializada e um foco exclusivo no desenvolvimento de estratégias e produtos sustentáveis. Inicialmente, o corpo de especialistas em ESG da JGP será integrado à nova gestora, enquanto as equipes de gestão continuarão a oferecer suporte sem uma transição completa. BB Asset ficará responsável pela distribuição dos fundos.
Sobre os produtos gerenciados, aqueles que já se encontram sob a administração da JGP e que seguem diretrizes ESG serão transferidos para a nova gestora. Lideranças como Márcio Correia e Alexandre Muller, sócios da JGP responsáveis pelos fundos de ações e de crédito, respectivamente, além de José Pugas, especialista em sustentabilidade, integrarão a nova estrutura.
Com um portfólio atual de R$ 500 milhões em alocações ESG, incluindo fundos específicos e investimentos em direitos creditórios renováveis, a quantia exata que será transferida para a nova gestora será determinada após a aprovação dos cotistas. Sem um nome definido até o momento, a nova gestora terá sua sede no Rio de Janeiro e iniciará suas operações imediatamente, com planos de atuação em diversos segmentos do mercado financeiro.
BB Asset esclareceu que não transferirá pessoal para a nova empresa, mas a colaboração entre as entidades visa unir a robusta estrutura de vendas da BB Asset com a expertise da JGP em estruturação e gestão de produtos financeiros sustentáveis.
Esta parceria surge em um contexto onde a BB Asset se destaca como a maior gestora do Brasil e a JGP celebra 25 anos como uma referência em ESG. Ambas as empresas veem nessa união uma oportunidade de posicionar o Brasil como um líder em investimentos sustentáveis, destacando a importância da inovação financeira para a transição ecológica.
Denísio Liberato, CEO da BB Asset, sublinha a importância dessa iniciativa para fortalecer o mercado de investimentos responsáveis no Brasil, refletindo o compromisso com a descarbonização dos portfólios e a visão de tornar o país um protagonista em ativos de transição ecológica. Este movimento é parte de uma tendência maior de conscientização e integração de práticas sustentáveis no setor financeiro, visando não apenas a lucratividade, mas também o impacto positivo no meio ambiente e na sociedade.