Instituto Global ESG formaliza adesão e apoiamento institucional ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, coordenado pela CGU

Parceria reforça o compromisso com a integridade, a ética e a responsabilidade social nos setores público e privado do Brasil, após a entidade ter sido aceita pelo órgão, num rol seleto de instituições

18/10/2025 09h48 - Atualizado há 4 semanas

Instituto Global ESG formaliza adesão e apoiamento institucional ao Pacto Brasil pela Integridade
Juliana Mota

O Instituto Global ESG formalizou, nesta sexta-feira (17), sua adesão oficial e o termo de compromisso como Apoiador Institucional do Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, programa coordenado pela Controladoria-Geral da União (CGU), órgão conduzido pelo Ministro Vinícius Marques de Carvalho.

A assinatura dos instrumentos consolida o engajamento do Instituto na promoção da ética, da transparência e da governança responsável como pilares para o desenvolvimento sustentável do país.

Os documentos — Termo de Adesão e Termo de Compromisso de Apoiador Institucional — foram assinados pelo vice-presidente do Instituto Global ESG, Sóstenes Marchezine, por delegação da presidência da instituição, exercida por seu fundador Alexandre Arnone, em conformidade com a Instrução Normativa nº 39/2024, que regulamenta o programa. Com isso, o Instituto passa a integrar o seleto grupo de organizações que atuam em parceria com a CGU no fomento a uma cultura nacional de integridade e responsabilidade corporativa.

Para Alexandre Arnone, fundador e presidente do Instituto Global ESG, a adesão representa

um avanço significativo na consolidação de uma governança empresarial mais ética, transparente e sustentável, em sintonia com os princípios que norteiam a atuação do Instituto e com o papel estratégico da CGU na promoção de uma cultura nacional de integridade”.

Na mesma linha, Sóstenes Marchezine, vice-presidente do Instituto, destacou que

o ingresso do Instituto Global ESG como signatário e apoiador institucional do Pacto Brasil representa um compromisso público e concreto com a integridade, a ética e a sustentabilidade — pilares essenciais para o desenvolvimento de um país mais justo e responsável”.

O Pacto Brasil pela Integridade Empresarial busca fortalecer a governança ética no setor privado, incentivando empresas e entidades a desenvolverem programas de integridade, mecanismos de prevenção à corrupção e ações efetivas em prol do desenvolvimento sustentável e do respeito aos direitos humanos.

Como apoiador institucional, o Instituto Global ESG se compromete a estimular a adesão de novas empresas e instituições ao Pacto, promover debates e eventos de conscientização sobre integridade corporativa, e difundir boas práticas junto à sua rede interinstitucional, que abrange órgãos públicos, entidades privadas e organismos internacionais.

Já na condição de entidade aderente, o Instituto deverá realizar sua autoavaliação de integridade por meio da plataforma SAMPI (Sistema de Avaliação e Monitoramento de Programas de Integridade) em até 180 dias, e implementar medidas contínuas voltadas à ética, à transparência e à responsabilidade social.

A formalização do ingresso ocorreu após interlocuções com a Coordenação-Geral de Promoção de Integridade Privada, chefiada por Monique Cerqueira Zuidema, estrutura integrante da Diretoria de Promoção e Avaliação de Integridade Privada, vinculada à Secretaria de Integridade Privada da CGU.

É com grande satisfação que recebemos o interesse do Instituto Global ESG em colaborar com o Pacto Brasil pela Integridade Empresarial”, afirmou Monique Cerqueira Zuidema, em mensagem encaminhada ao Instituto.

A adesão reforça o papel do Instituto Global ESG como uma das principais entidades articuladoras da agenda nacional de sustentabilidade e governança ética, ampliando o alcance de programas já consolidados, como o Movimento Interinstitucional ESG na Prática, o Programa ESG20+ e a Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional.

O ato também se soma à trajetória de interface e cooperação institucional que o Instituto Global ESG mantém com órgãos como a Advocacia-Geral da União (AGU), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Embrapa, entre outros órgãos do sistema de justiça, dos Poderes da República, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada, no fortalecimento da integridade, da governança e da sustentabilidade no Brasil.


Confira Documentos assinados:

Termo de Compromisso - CGU - Instituto Global ESG, Apoiador Instiucional

Termo de Adesão ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial – Instituto Global ESG


🔗 Saiba mais: www.gov.br/cgu/pactobrasil


Notícias Relacionadas »