12/05/2024 às 14h28min - Atualizada em 12/05/2024 às 14h28min

Abrigos do RS têm programação especial para o Dia das Mães

Entre as ações previstas, oficina de pintura de vasos, almoço solidário e salão de beleza para as famílias abrigadas

Manoela Carluccida, da CNN
https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/abrigos-do-rs-tem-programacao-especial-para-o-dia-das-maes/
Freepik

Neste domingo (12), muitas famílias do Rio Grande do Sul passam o Dia das Mães em abrigos, depois de terem tido suas casas tomadas pelas chuvas. Algumas organizações preparam ações especiais a fim de tentar confortar essas mães diante da situação que enfrentam. Entre as ações, há pintura de vasos, almoço solidário e salão de beleza.

É o caso do abrigo AFISVEC, situado na zona sul de Porto Alegre. Lá, as crianças, desde o início recebem muito cuidado por parte de professores voluntários, uma equipe de médicos e recreadores, segundo contou à CNN, Shaiane Ribeiro dos Santos.

Shaiane e seus três filhos pequenos chegaram no abrigo no domingo (5) e já completam uma semana no local. Seu marido foi depois, preferiu ficar em casa tentando controlar a situação, mas a água tomou o imóvel e ele precisou ser resgatado. Ao longo da semana, o casal tem tentado aliviar os pensamentos e estar junto de seus três filhos.

Para este domingo, tinham o plano de visitar a sogra, como costumavam fazer todo ano.

“Todo Dia das Mães nós íamos para a casa da minha sogra. Fazíamos churrasco, ficávamos conversando e passávamos o dia inteiro lá. Infelizmente a casa dela alagou também”, contou a mãe.

Na tentativa de tentar comemorar a data, a organização do abrigo em que Shaiane está com seus três filhos preparou atividades ao longo do dia.

"Vocês não estão sozinhas", diz Lula em vídeo às mães do Rio Grande do Sul "A gente não sabe se fica feliz ou triste", diz mulher que deu à luz após ser desabrigada no RS Famílias atingidas por enchentes no RS vão receber R$ 2 mil vindos de doações ao estado

No local, das 100 pessoas que estão abrigadas, 40% são mulheres. A programação conta com um almoço especial preparado por voluntários. O menu é galeto com massa.

Para a organização, essa refeição é “um gesto simbólico de afeto e cuidado com aqueles que estão enfrentando extrema dificuldade”.

Além disso, os filhos durante a tarde do último sábado (11), pintaram vasos de flores para entregar para as mães.

Durante a tarde, as mães poderão fazer suas unhas e cabelos graças à uma parceria do abrigo com um cabelereiro de Porto Alegre.

Shaiane diz que o cuidado que vem recebendo é “fundamental”.

“As crianças não têm noção de que é algo ruim… Minha filha de sete anos não entende o que está acontecendo, mas a gente que entende das coisas fica abalado. Esse cuidado com meus filhos é muito importante”, completa ela.

Para esse Dia das Mães, ela diz esperar que seja “leve”, sem pensar no que já aconteceu. “Quero aproveitar o dia com a minha família, pois o que importa é estar com eles. Os bens materiais depois a gente busca, o importante é que estamos unidos”, conclui.


Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://globalesg.com.br/.
Fale com a gente pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Escreva o que precisa