22/02/2024 às 15h57min - Atualizada em 22/02/2024 às 15h57min
Instituto Global e Ranking dos Políticos firmam acordo de cooperação para fomentar a sustentabilidade na administração pública
O acordo prevê a realização conjunta de estudos e projetos focados em áreas como a eliminação de privilégios, a redução de desperdícios e o combate à corrupção
Em um compromisso histórico para o futuro do setor público brasileiro, o Instituto Global ESG e o Ranking dos Políticos uniram forças nesta semana em prol da integração de práticas de sustentabilidade e governança nas políticas públicas.
A cerimônia de assinatura do acordo contou com a presença de figuras de destaque, como Juan Carlos Arruda, diretor-executivo do Ranking dos Políticos, Alexandre Arnone, chairman do Grupo Arnone e founder do Instituto Global, Sóstenes Marchezine, vice-presidente do Instituto Global, Loami Bonifácio, o Boni, CEO da MineToo, Marlene Ribeiro, diretora Institucional do Grupo Arnone, Juan Carlo Arruda, diretor-executivo do Ranking dos Políticos e Luan Sperandio, diretor de operações do Ranking dos Políticos.
O acordo representa um passo crucial na evolução da administração pública brasileira, estabelecendo um compromisso firme com a adoção dos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança) como pilares da gestão pública. Através da colaboração entre as duas entidades, o objetivo é impulsionar a transformação do setor público em um modelo mais transparente, responsável e alinhado com as expectativas da população.
Priorizando o bem-estar social e a responsabilidade ambiental Alexandre Arnone, chairman do Grupo Arnone e founder do Instituto Global, salientou a importância da parceria: "Esta iniciativa não apenas avança nossa agenda ESG, mas também sinaliza um compromisso firme com a reforma da administração pública, priorizando o bem-estar social e a responsabilidade ambiental."
Combate à corrupção e à ineficiência O acordo prevê a realização conjunta de estudos e projetos focados em áreas como a eliminação de privilégios, a redução de desperdícios e o combate à corrupção. Através da colaboração com a sociedade civil, a iniciativa busca fortalecer a fiscalização e a exigência de prestação de contas por parte dos representantes eleitos.
Um novo capítulo na governança brasileira A parceria entre o Instituto Global ESG e o Ranking dos Políticos representa um marco na busca por um futuro mais sustentável e ético para o setor público brasileiro. Ao promover práticas inovadoras e uma gestão pública mais transparente, a iniciativa abre caminho para um novo capítulo na governança do país, onde a responsabilidade social e ambiental se tornam pilares fundamentais.
Redefinindo o papel do setor público Este acordo histórico redefine o papel do setor público na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Através da implementação de princípios ESG e da colaboração com a sociedade civil, o Estado brasileiro pode dar um salto para um modelo de gestão mais eficiente, transparente e responsável, capaz de responder aos desafios do presente e garantir um futuro melhor para as próximas gerações.
O que é o Ranking dos Políticos É uma iniciativa da sociedade civil que, desde 2011, avalia senadores e deputados federais em exercício, classificando-os de acordo com os critérios de combate aos privilégios, aos desperdícios e à corrupção no poder público. Visamos maior eficiência do Estado brasileiro por meio de políticas públicas relacionadas à liberdade econômica, desburocratização e tratamento isonômico entre os agentes econômicos, como deve ser em um Estado de Direito. Trata-se de critérios que não privilegiam partidos ou pessoas, e sim ações. Avaliamos desde a despesa dos gabinetes parlamentares até suas votações, como forma de possibilitar maior transparência, governança e educação cívica à população. Este projeto foi criado por pessoas comuns, sem ligação com nenhum partido político ou grupo de interesse.
O que é o Instituto Global O Instituto Global surge para revolucionar o mercado de responsabilidade socioambiental no Brasil e disseminar a cultura ESG e a sustentabilidade. A informação, a inovação e a pesquisa são os pilares que fundamentam sua atuação. O objetivo do Instituto Global é se tornar o epicentro da revolução ESG, liderando pelo exemplo e inspirando outras organizações a fazerem o mesmo.