A Embrapa, em parceria com o Instituto Global ESG, será destaque oficial na AgriZone, espaço da agricultura sustentável da COP30, com a realização do painel “Embrapa ESG na Prática: Nosso Programa de Sustentabilidade no Novo Cenário Climático e Regulatório”, confirmado para o dia 18 de novembro de 2025, a partir das 12h30, na Arena da AgriZone, em Belém (PA) .
A proposta foi submetida pela Supervisão de Sustentabilidade Corporativa e pela Gerência Geral de Governança Corporativa e Informação da Embrapa, em parceria com o Instituto Global ESG, e aprovada pela comissão organizadora da AgriZone. A atividade integra a Jornada pelo Clima, mobilização institucional que fará de Belém uma vitrine internacional da agricultura sustentável.
Cooperação estratégica de longo prazo
A participação é fruto direto do Acordo de Cooperação Geral firmado entre a Embrapa e o Instituto Global ESG, assinado em 18 de julho de 2025 e com vigência de cinco anos. O instrumento tem como objetivo aprofundar o conhecimento técnico-científico em agricultura sustentável, governança corporativa, tecnologias inovadoras, monitoramento ambiental e sustentabilidade socioambiental, alinhando a pesquisa pública brasileira às melhores práticas da agenda ESG global.
Para garantir a execução, a Portaria nº 863/2025 designou Marisa Prado Gomes como gestora administrativa do acordo. Ela também foi responsável técnica pela submissão da proposta aprovada na COP30, assegurando a articulação entre a governança interna da Embrapa e a parceria com o Instituto Global ESG.
Um case de sustentabilidade aplicado
O painel abordará os eixos de adaptação e resiliência climática e controle e mitigação de emissões, incluindo gerenciamento de riscos, políticas e regulação, emissões e remoções de carbono e indicadores de sustentabilidade.
De acordo com a proposta, a Embrapa assumiu o compromisso de, até 2030:
Resultados esperados
O programa busca:
Para o Instituto Global ESG, a parceria tem caráter estratégico:
“A Embrapa traz a solidez da pesquisa científica, enquanto o Instituto Global ESG mobiliza redes interinstitucionais no Congresso, na sociedade civil e no setor privado. Essa união é estratégica para o Brasil em um momento em que o mundo discute a regulação climática”, afirmaram em nota Alexandre Arnone e Sóstenes Marchezine, presidente e vice-presidente do Instituto.
Já Marisa Prado Gomes destacou:
“Nosso objetivo é compartilhar a experiência e a liderança da Embrapa em sustentabilidade e ESG diante das novas exigências climáticas e regulatórias. Queremos mostrar ao mundo que uma empresa pública brasileira pode ser referência em sustentabilidade, não apenas por desenvolver tecnologias para o agro, mas por operar de forma exemplar em todas as suas dimensões”.
AgriZone: palco da agricultura sustentável global
Com patrocínio master do Senar, patrocínio Diamante+Ouro da Nestlé, Diamante da Bayer e do IICA, Ouro+Bioma Local da Caixa Econômica Federal e apoio institucional do Sebrae, a AgriZone reunirá dezenas de eventos sobre agricultura e clima, consolidando o protagonismo brasileiro no debate internacional.
Serviço
Mais informações sobre a aprovação de propostas estão disponíveis no site da Embrapa:
https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/102756976/embrapa-divulga-propostas-selecionadas-para-realizacao-de-eventos-e-iniciativas-na-agrizone-durante-a-cop30
A relação completa de iniciativas aprovadas pode ser acessada no link oficial:
https://www.embrapa.br/documents/10180/100678203/Propostas+AgriZone+aprovadas/cc37bd93-01f1-c56d-7752-f6ae2e5dbbc9