22/01/2024 às 09h29min - Atualizada em 22/01/2024 às 09h29min

Elon Musk do Brasil detalha projeto do primeiro carro elétrico do país em podcast

O automóvel revolucionário nas montadoras brasileiras chega no final de 2024

Bianca Rocha
Bianca Rocha
Protótipo Lecar Model 459

O podcast Casos e Cases, produto do Instituto Global, recebeu o empresário, CEO e fundador da Lecar, Flávio Figueiredo Assis. Conhecido como Elon Musk brasileiro. Assis, tem ficado na mira da grande mídia e de investidores devido ao seu protótipo denominado de Lecar Model 459, apresentado em dezembro de 2023, que chamou atenção não apenas no Brasil, mas também em outros países. O automóvel é uma iniciativa revolucionária já que esta seria a primeira montadora brasileira. 

 

Em sua história, o fundador da Lecar, contou que questionava o motivo da saída do país de grandes montadoras como a Ford e a Mercedes. Ao estudar o mercado, percebeu oportunidades a partir da lei 8.723/1983, que define metas de redução de emissões na mobilidade. “Tivemos um 2023 desastroso, se tratando do meio ambiente, e com o passar do tempo percebemos que passou da hora de fazermos algo. A mobilidade é responsável por 28% das emissões de CO2 no planeta terra, é importante corrigir essa rota, usando da tecnologia adequada”.

 

Inicialmente, Flávio teve 23 reuniões com engenheiros da Ford e também iniciou um processo de viabilidade financeira e precificação de automóveis no país. Com isso, o empresário constatou que poderia iniciar o projeto de carro elétrico, porém não tinha o investimento de que necessitava. O investimento veio através da proposta de compra de uma empresa que o empresário tinha há mais de 10 anos no ramo de cartões de alimentação e refeição. 

 

Segundo o empresário, o Brasil está há cinco décadas sem ter uma montadora nacional e a Lecar tem buscado protagonismo no segmento nos últimos meses. O empreendimento que visa um futuro sustentável, terá 65% de tecnologia brasileira, o veículo também terá autonomia de 400 quilômetros por carga e o custo de R$279 mil. Flávio, destacou que além de promover mobilidade e sustentabilidade, o objetivo é valorizar o Brasil como a oitava maior economia do mundo, agora com sua própria montadora nacional.

 

“Foi uma surpresa para mim, toda a repercussão do projeto. Só lançamos o protótipo e a ideia para a imprensa assim que tivemos a certeza de que daria certo, pois a cadeia de fornecedores é muito grande. Dependemos de algumas coisas também, como por exemplo, a bateria eletrônica e o motor elétrico do carro que compõem cerca de 35% do projeto, que é uma tecnologia chinesa”, comenta o empresário.

 

O carro apresenta estruturalmente uma tecnologia empregada chamada de Sheet Moulding Compound (SMC), com prêmios internacionais de aplicação e, de melhor produto de 2016 pela Society of Plastics Engineers (SPE), na Alemanha. Além disso, o carro também comporta câmbio automatico, console cromado e bancos com estilo cadeiras gamers , sendo estes exclusivos da Lecar.

 

O projeto também tem se destacado pela posição do motor, tração, ponto de gravidade baixo e favorável peso x potência, pela segurança e estabilidade em curvas e pela potência, entregue de imediato, do motor elétrico ideal selecionado para o projeto. O resultado disso é a  estruturação de uma sede em Caxias do Sul, para a produção em série do veículo com a conclusão prevista para fevereiro de 2024. Após homologações em Londres, na Inglaterra, o produto deve entrar em produção, com previsão de disponibilidade no mercado a partir de dezembro de 2024. 

A empresa planeja produzir 300 unidades por mês inicialmente, focando nas vendas na Grande São Paulo e posteriormente expandindo nacionalmente e internacionalmente para países como Estados Unidos, França, Itália e Mônaco.

O Elon Musk Brasileiro

 

O brasileiro capixaba tem sido notado pelo apelido de Elon Musk do Brasil, isso tem haver com a semelhança entre os empresários. Durante o podcast, Flávio Assis, enfatiza que o fato dele ter vendido uma empresa do mercado financeiro e investido no mercado automobilístico é uma história parecida com a de Musk.  “O apelido acabou ficando, não era mais um apelido entre amigos/colegas, realmente minha história bate com a do Musk”, finaliza o empresário.  

 

O podcast está disponível nas principais plataformas de aúdio e no youtube através do link ou abaixo

 

Link
Tags »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://globalesg.com.br/.
Fale com a gente pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Escreva o que precisa