12/12/2024 às 13h25min - Atualizada em 12/12/2024 às 13h25min
OAB recebe Medalha Kofi Annan por compromisso com ESG e governança ética
Ordem dos Advogados do Brasil é reconhecida em evento histórico pelos 20 anos do ESG e pela promoção de valores éticos e sustentabilidade
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), liderada pelo Presidente Beto Simonetti, foi um dos destaques do evento “ESG: Legado e Ação”, realizado em Brasília.
Além do presidente da entidade, foram homenageados o Conselheiro Federal Decano Felipe Sarmento e o Conselheiro Federal Tadeu Jayme por suas contribuições na promoção de governança ética e sustentabilidade.
A Medalha “Busumuru” Kofi Atta Annan – O Homem do Planeta, entregue à OAB, reconheceu o papel central da instituição na construção de práticas ESG no Brasil e seu histórico de defesa da justiça social, direitos humanos e governança ética.
“Receber a Medalha Kofi Annan é uma honra para a advocacia brasileira e um reconhecimento ao trabalho contínuo da OAB na defesa de valores éticos e na construção de um futuro mais sustentável,” afirmou Tadeu Jayme durante a cerimônia.
A medalha, oficializada pelo Instituto Global ESG em parceria com a Kofi Annan Foundation e autorizada pela família do saudoso líder ganês, celebra personalidades e instituições que seguem os ideais de Annan na promoção de um futuro mais justo e sustentável.
Reconhecimento ao Sistema de Justiça
Além da OAB, diversas instituições do Sistema de Justiça foram homenageadas por suas contribuições para a governança ética e a sustentabilidade, incluindo:
• Supremo Tribunal Federal (STF): reconhecido por sua liderança em governança sustentável, com destaque ao Ministro Luís Roberto Barroso.
• Conselho Nacional de Justiça (CNJ): reconhecimento à Comissão de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, liderada pelo Conselheiro Guilherme Feliciano.
• Superior Tribunal de Justiça (STJ): menção ao Ministro Herman Benjamin por suas contribuições à sustentabilidade jurídica.
• Tribunal de Contas da União (TCU): honras aos Ministros Bruno Dantas, Vital do Rêgo e Augusto Nardes pelas inovações no controle das práticas ESG no setor público.
• Tribunal Superior do Trabalho (TST): destaque ao Ministro Aloysio Corrêa da Veiga por seu compromisso com a justiça socioambiental.
Kofi Annan: O legado de um líder global
A entrega da Medalha “Busumuru” Kofi Annan e o lançamento da FPESG reafirmaram o papel do Brasil na agenda ESG mundial. Primeiro africano a liderar as Nações Unidas, Annan foi responsável por lançar os pilares ESG em 2004, moldando políticas globais e inspirando ações transformadoras.
“O legado de Kofi Annan continua a nos guiar. A OAB e outras instituições homenageadas hoje são exemplos de como a ética, a inclusão social e a sustentabilidade podem transformar o futuro,” declarou Alexandre Arnone, presidente do Instituto Global ESG.
“A Medalha Kofi Annan simboliza o compromisso de instituições e líderes em enfrentar desafios globais com responsabilidade e compromisso ético,” concluiu Sóstenes Marchezine, vice-presidente do Instituto Global ESG.
Lançamento da FPESG e Futuro da Sustentabilidade
O evento também apresentou os 20 Princípios Norteadores do Marco Regulatório do ESG para o Desenvolvimento Sustentável (ESG20+) e lançou a campanha “Sustentabilidade: o futuro a gente faz agora”, consolidando um pacto interinstitucional em prol da sustentabilidade.
Confira a matéria veiculada no portal da OAB.