08/07/2024 às 15h13min - Atualizada em 08/07/2024 às 23h59min

Conaf assina acordo com o Banco do Nordeste para auxiliar o agricultor familiar no Plano Safra

Instituto Global estabeleceu cooperação com a Conaf para integrar as diretrizes do ESG e atrair mais recursos ao agricultor familiar

Da Redação
Um dos principais expoentes do Plano Safra, o Banco do Nordeste firmou uma parceria hitórica com a Confederação Nacional da Agricultura Familiar, a Conaf. O repórter João Kerr, do Instituto Global ESG, conversou com o Superintendente de Agronegócio e Agricultura Familiar do Banco do Nordeste, Luís Sérgio Farias Machado, para entender um pouco melhor sobre essa parceria.

“O acordo está fechado e parcerias como essa são estratégicas para a instituição e nós entendemos como vital a parceria do Banco do Nordeste com os movimentos sociais, porque os movimentos sociais tem a capacidade de organizar os nossos agricultores e agricultoras familiares para que nós possamos conceder crédito.”, destacou Machado.


Para o Superintendente, ainda “através da Conaf nós podemos também contar com auxílio na emissão do CAF, que é o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, o documento necessário para que ele tenha acesso ao crédito e nós deveremos instituir o Dia D da contratação, onde convocaremos em conjunto aqueles produtores, aqueles agricultores familiares que tem o interesse de financiamento para que o banco possa fazer uma entrevista, conversar com esses agricultores, visita-los e conceder crédito.”

“Nós almejamos e trabalhamos para isso: uma agricultura familiar conectada com o mercado através da internet. Para isso, precisamos ter um amplo trabalho como foi a energia para toda a nossa casa nossa vida, com um amplo programa de levar a conectividade pro campo, pro agro familiar, porque essa conectividade vai levar informação, vai levar tecnologia, vai levar melhoria de qualidade de vida e no novo Plano Safra nós tivemos também uma possibilidade de financiar macros equipamentos através do Pronaf. Vai ser uma oportunidade imensa para que a gente melhore o processo de tecnificação da nossa agricultura familiar que ainda é muito baixo em relação às outras regiões do país”, completou Luís Sérgio Farias Machado, Superintendente de Agronegócio e Agricultura Familiar do Banco do Nordeste.


O presidente do Bando do Nordeste, Paulo Câmara, ainda ressaltou que a instituição participa do Plano Safra atendendo a produtores rurais e agricultores familiares de todos os portes que atuam na região nordeste e parte dos Estados do Espírito Santo e de Minas Gerais, ofertando crédito para investimento, custeio e comercialização. “Respondemos pelo financiamento de 95% da agricultura familiar da Região Nordeste. São os produtores que colocam comida na mesa da população e que giram a economia, sobretudo fora dos grandes centros urbanos. Além disso, estamos presentes em todos os polos de desenvolvimento do agronegócio”, destacou Câmara.

Patrícia Melo, secretária de relações institucionais e representante do Deputado Federal Reginaldo Lopes no ato de assinatura, falou da alegria de beneficiar agricultores brasileiros. "Estamos muito felizes e, juntos, avançaremos ainda muito mais." Na ocasião, Gedir Santos Ferreira, presidente da Conaf, enalteceu a oportunidade de trazer para o mercado novas inspirações. "Estamos cumprindo o papel de trazer qualidade, pontualidade e consciência financeira para o campo". Já para Sóstenes Marchezine, vice-presidente do Instituto Global, a data marca o lançamento de um plano robusto para a agricultura familiar. "Mas estamos numa parceria ainda mais ampla, levando instruções sobre as práticas ESG para pequenos, médios e grandes produtos. Muita gente pensa que o ESG é apenas para os grandes conglomerados, mas na verdade é para todos."

Confira a entrevista com o Superintendente do Bando do Nordeste: 


Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://globalesg.com.br/.
Fale com a gente pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Escreva o que precisa