03/07/2024 às 17h00min - Atualizada em 03/07/2024 às 17h00min
ESG na Prática: Abralatas e Instituto Global dialogam sobre iniciativas público-privadas
Diálogo institucional aborda economia verde, sustentabilidade e a implementação efetiva das práticas ESG
Redação
Redação
Freepik O presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), Cátilo Cândido, acompanhado das executivas Camile Vieira, Coordenadora Jurídica e de Relações Públicas e Institucionais, e Emily Macedo, de Assuntos Corporativos, visitou a sede do Instituto Global ESG e do Grupo Arnone em Brasília. A agenda contou com a presença de Sóstenes Marchezine, vice-presidente do instituto e Secretário-Executivo do movimento interinstitucional e da Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional, além de Ana Clara Moura, Chefe de Gabinete do referido órgão legislativo e do Deputado Federal Flávio Nogueira, presidente da Frente.
Durante o encontro, foi realizado um diálogo institucional que abordou temas como economia verde, sustentabilidade, a implementação efetiva das melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) para o desenvolvimento econômico estratégico do Brasil e os desafios para o enfrentamento ao greenwashing. “O diálogo com a Abralatas é extremamente valioso. A entidade possui um histórico relevante de entregas público-privadas e uma série de ações positivas relacionadas à sustentabilidade e ao ESG,” destacou Sóstenes Marchezine.
“A sustentabilidade é um pilar essencial para a nossa indústria, e estamos sempre buscando formas de inovar e melhorar nossos processos,” afirmou Cátilo Cândido. “A colaboração com o Instituto Global ESG e com o movimento a frente ESG na Prática fortalece nosso compromisso com práticas responsáveis que beneficiam o meio ambiente e a sociedade.”
Camile Vieira ressaltou a importância da interlocução: “Nossa indústria é um modelo de economia circular, e estamos sempre buscando novas formas de colaborar com iniciativas que promovam práticas ESG. Este encontro é um passo importante nesse caminho de convergência.”
Emily Macedo complementou: “A interação com o Instituto Global ESG e com a Frente nos permite trocar experiências e colaborar ativamente com práticas de efetivação da sustentabilidade, ampliando nosso impacto positivo no meio ambiente e na sociedade.”
Ana Clara Moura, Chefe de Gabinete do Deputado Flávio Nogueira, comentou sobre a relevância do encontro: “A troca de experiências e o alinhamento de iniciativas entre a Abralatas e o Instituto Global ESG são fundamentais para fortalecer a frente parlamentar ESG na Prática. Estamos todos empenhados em promover uma agenda que contribua para um Brasil mais sustentável e justo.”
Sobre a Abralatas
A Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) representa a indústria brasileira de latas de alumínio para bebidas. A entidade é comprometida com a sustentabilidade e a reciclagem, sendo um dos setores mais bem-sucedidos do mundo nesse quesito, com índices de reciclagem que superam 97%. A visita ao Instituto Global ESG é um passo significativo para reforçar a colaboração em projetos que visam a economia verde e práticas sustentáveis.
Instituto Global ESG e Movimento ESG na Prática
O Instituto Global ESG é uma organização que promove a responsabilidade socioambiental e a governança pública e privada no Brasil. Fundado por Alexandre Arnone, o instituto lidera o movimento interinstitucional ESG na Prática e a secretaria-executiva da Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional, que em 2024 celebram os 20 anos do conceito ESG, cunhado por Kofi Annan em 2004. Kofi Annan, ex-Secretário-Geral da ONU e Nobel da Paz - um pioneiro na integração de práticas ambientais, sociais e de governança no setor corporativo global, tendo sido inclusive o responsável pela criação do Pacto Global, o maior movimento corporativo sustentável do mundo.
O Instituto Global ESG se dedica a fomentar práticas de governança ambiental, social e econômica através de iniciativas como o portal de notícias Global ESG e o Podcast ESG na Prática, além de estudos técnicos, cursos de capacitação, eventos e encontros interinstitucionais, conectando de forma responsável o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada, em agendas de alto nível. “Estamos comprometidos em disseminar o conhecimento e promover a transformação cultural necessária para um futuro sustentável,” afirma Alexandre Arnone, Chairman do Grupo Arnone e líder da Arnone Advogados, firma jurídica com atuação em todo o Brasil.
Sóstenes Marchezine, Vice-presidente do Instituto Global ESG, reforçou a importância do movimento ESG na Prática. “O movimento ESG na Prática é essencial para integrar diferentes setores em prol de um desenvolvimento sustentável. Nosso trabalho é garantir que as melhores práticas de governança ambiental, social e econômica sejam efetivamente adotadas de maneira eficaz e com amparo público,” destacou Marchezine, que também é Sócio-Diretor do Grupo Arnone e da Arnone Advogados em Brasília, além de co-fundador e secretário-executivo do movimento e da frente parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional.
Marchezine é, ainda, representante do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil na qualidade de membro efetivo da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS) no âmbito da Presidência da República, órgão transversal do Governo Federal, reforçando o papel da OAB em contribuir para os ODS e a Agenda 2030, enfatizando a relevância do envolvimento jurídico nas questões ambientais e sociais.
Esta agenda marca mais um passo importante na construção de um futuro sustentável e na promoção de práticas responsáveis em todas as esferas da sociedade brasileira.