21/06/2024 às 09h43min - Atualizada em 21/06/2024 às 09h43min
ESG na Prática estabelece diálogo com altos executivos da Caixa sobre finanças sustentáveis
Encontro contou com a presença de líderes, incluindo a Superintendência Nacional e a Vice-Presidência de ESG
DA REDAÇÃO
DA REDAÇÃO
Executivos da Caixa Econômica Federal, representantes da Frente Parlamentar ESG na Prática e do Instituto Global ESG se reuniram na sede matriz da Caixa em Brasília Executivos da Caixa Econômica Federal, representantes da Frente Parlamentar ESG na Prática e do Instituto Global ESG se reuniram na sede matriz da Caixa em Brasília para discutir boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). O encontro contou com a presença de líderes de diversas áreas estratégicas da instituição, incluindo a Superintendência Nacional e a Vice-Presidência de Sustentabilidade e ESG.
O diálogo marcou uma interface importante entre a instituição financeira e a Frente Parlamentar ESG na Prática, presidida pelo Deputado Federal Flávio Nogueira, e o Instituto Global ESG, que é responsável pela secretaria-executiva do órgão parlamentar e do movimento interinstitucional. Pelo Instituto Global ESG, participou seu vice-presidente, Sóstenes Marchezine, que também é sócio-diretor do Grupo Arnone em Brasília. Marchezine representa, ainda, a OAB Nacional na Comissão Nacional de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS) da Presidência da República.
“Nosso objetivo é fortalecer as políticas públicas e promover o desenvolvimento econômico sustentável”, afirmou um representante da Caixa. A instituição tem atuado de forma conjunta em ações voltadas ao financiamento de projetos sustentáveis e de responsabilidade social, alinhando suas operações aos princípios ESG.
Flávio Nogueira destacou a relevância do alinhamento institucional: “A integração entre o setor financeiro e a Frente Parlamentar ESG na Prática é essencial para avançarmos em práticas que beneficiem tanto o meio ambiente quanto a sociedade. A Caixa tem sido uma parceira fundamental nesse processo e saio positivamente impressionado com a abrangência do trabalho que está sendo realizado pela instituição.”
O Instituto Global ESG, por sua vez, reforçou a importância da cooperação interinstitucional para o avanço das práticas sustentáveis. “Nosso papel é garantir que as melhores práticas ESG sejam adotadas de maneira eficaz, promovendo um futuro mais sustentável e justo”, afirmou Sóstenes Marchezine.
A Caixa Econômica Federal reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, investindo em projetos que promovem a inclusão social e a preservação ambiental. Este compromisso não só fortalece a atuação interna da instituição, mas também influencia positivamente outras entidades e apoia o desenvolvimento de políticas públicas robustas e inclusivas.
Este encontro ressalta a importância de parcerias estratégicas e a necessidade de um diálogo contínuo para enfrentar os desafios contemporâneos, garantindo que as práticas ESG sejam efetivamente implementadas e aprimoradas no Brasil.