19/12/2023 às 08h31min - Atualizada em 19/12/2023 às 08h31min
Brasileiros estão mais atentos à alimentação saudável
Agência Estado
Dados de um estudo realizado pela parceria entre o Instituto Akatu e GlobeScan com entrevistados de 31 países e 1 000 brasileiros mostrou que 64% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais por alimentos saudáveis e produzidos de forma sustentável. Além disso, entre 43 e 55% dos brasileiros afirmaram que o fato de um produto ser ecologicamente correto influencia muito sua decisão de compra.
Essas informações vão ao encontro de um levantamento da Ecglobal que coletou informações de mais de 7 mil participantes da comunidade 'Você em Casa', no qual o setor alimentício foi o mais lembrado quando o tema é consumo consciente. E neste recorte, 9 em cada 10 participantes consideraram que o consumo sustentável e consciente pode fazer diferença no momento da escolha de marcas e produtos.
Atuando no segmento, Filipe Falcão, sócio-diretor da Franquia Sucão - Cozinha Saudável, acredita que dados como estes refletem uma tendência inevitável que não apenas se consolidará, mas também ganhará relevância expressiva no mercado a médio e longo prazo: 'Além dos aspectos discutidos, é crucial salientar a importância de abordar não apenas a nutrição individual, mas também a sustentabilidade e a ética na produção alimentar'.
Não obstante, em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) através da Agenda 2030, com metas globais a serem implementadas por instituições, governos e a sociedade civil. Dentre eles, constam: Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem-Estar e Consumo e Produção Responsáveis. Itens totalmente ligados ao consumo e produção sustentáveis.
O estudo do Instituto Akatu registrou, ainda, que apesar da conscientização sobre uma alimentação mais equilibrada e saudável, 98% disseram que o preço desses alimentos está mais caro. Filipe Falcão pondera que a disputa com produtos ultraprocessados ainda é um desafio para o setor de alimentação natural.
'Ainda é difícil competir no quesito 'preço'. Hoje, é muito mais plausível ofertar produtos de qualidade e saudáveis a preços mais acessíveis, mas ainda assim, não conseguimos atingir os baixos preços proporcionados pela escalabilidade dos produtos ultraprocessados', comenta.