18/12/2023 às 18h16min - Atualizada em 18/12/2023 às 18h16min
Vice-presidente do Instituto Global será membro da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sóstenes Marchezine irá representar a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
Willian Oliveira
Foto: Instituto Global Na busca incessante por avanços concretos em prol da sustentabilidade e do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Instituto Global celebra a posse de seu vice-presidente, Sóstenes Marchezine, como membro da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), do Governo Federal. A cerimônia de posse está marcada para amanhã (19) e ocorrerá no prestigioso Auditório Wladimir Murtinho, no Ministério das Relações Exteriores.
Ocupando a representação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sóstenes Marchezine assume a responsabilidade de ser a voz de mais de 1,4 milhão de advogados, contribuindo significativamente para as discussões e decisões que delineiam as políticas públicas e estratégias do governo federal, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “Essa designação não apenas destaca a relevância do Instituto Global, mas também sublinha a importância crescente da advocacia na promoção de uma agenda sustentável”, argumenta o chairman do Grupo Arnone, e diretor do Instituto Global, Alexandre Arnone.
Sóstenes Marchezine expressou sua gratidão pela nomeação, destacando a imensa responsabilidade e missão que acompanham esse novo desafio. "É com grande honra e humildade que aceito a incumbência de representar a Ordem dos Advogados do Brasil na CNODS e claro, também o Instituto Global. Reconheço a importância desta comissão na condução de políticas fundamentais para o desenvolvimento sustentável, e estou comprometido em contribuir com o meu melhor para alcançarmos os objetivos traçados. Agradeço ao Instituto Global-Brasília pelo apoio contínuo e confiança depositada em mim. Juntos, vamos construir um futuro mais sustentável e inclusivo para todos", disse.
A CNODS desempenha um papel crucial na orientação e implementação de iniciativas que visam alcançar os ODS, abrangendo áreas que incluem erradicação da pobreza, igualdade de gênero, energia limpa, educação de qualidade, entre outros. “A nomeação de Sóstenes Marchezine para esta posição estratégica não apenas reconhece sua experiência e comprometimento com a causa sustentável, mas também representa um marco para o Instituto Global e para o Grupo Arnone, mostrando que estamos no caminho certo”, comemora o presidente do Instituto Global, Pablo Feitosa.
A cerimônia de posse será prestigiada por dezenas de autoridades, destacando o reconhecimento da importância deste momento para o cenário nacional. Após a posse oficial, uma reunião de trabalho será conduzida, marcando o início do planejamento para as ações do ano de 2024. Essa fase inicial promete ser crucial para traçar estratégias e metas que impulsionarão o país na direção de um desenvolvimento mais sustentável e alinhado aos princípios dos ODS.
"A comissão é um instrumento democrático que contribui enormemente para a implementação de políticas públicas e tenho certeza que poderemos contribuir, ainda que indiretamente e muito para qualificar o debate", argumenta o presidente do Grupo Arnone, Julio Colombo.
O Instituto Global expressa seu apoio integral a Sóstenes Marchezine nesse novo capítulo, confiante de que sua atuação na CNODS contribuirá significativamente para a concretização de uma agenda sustentável e a promoção de um futuro mais equitativo e resiliente para todos.