12/04/2024 às 11h20min - Atualizada em 12/04/2024 às 11h20min
Em viagem à Colômbia, Lula abordará questões ambientais e sociais
Presidente irá a eventos e se reunirá com Gustavo Petro, chefe de estado colombiano
João Kerr
Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil Na próxima terça-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcará para a Colômbia para uma série de compromissos focados em desenvolvimento sustentável e cooperação regional. Em Bogotá, o presidente será recebido pelo presidente Gustavo Petro. Os dois discutirão tópicos como comércio, investimentos e colaboração para a conservação da Amazônia, além de questões relativas a direitos humanos e programas de desenvolvimento social.
Durante a estadia, o presidente Lula tem agendada a sua participação em eventos importantes como o Fórum Empresarial Brasil-Colômbia e a 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá. O Brasil é o convidado de honra da Feira, que terá como tema central a leitura da natureza, abordando temas de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.
A agenda inclui também discussões sobre agricultura familiar, uma área de interesse comum entre os países que será abordada em um seminário específico visando a troca de experiências entre os dois países, particularmente nas práticas de desenvolvimento agrário sustentável. Os encontros serão marcados por uma série de discussões entre cerca de 300 empresários dos dois países, com foco no fortalecimento das relações comerciais e promoção de investimentos sustentáveis.
A visita do presidente brasileiro é um movimento estratégico para reforçar as relações bilaterais, com a Colômbia sendo o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, com transações que ultrapassaram seis bilhões de dólares no último ano. Segundo o governo federal, mais de 70 empresas brasileiras tem unidades na Colômbia.