10/10/2023 às 10h48min - Atualizada em 10/10/2023 às 10h48min
Presidente da Palestina pede ação da ONU contra ‘agressão israelense’ na Faixa de Gaza
O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, fez uma chamada ontem para o secretário-geral da ONU, António Guterres, solicitando uma intervenção da ONU
Foto: UN Photo/Cia Pak. O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, fez uma chamada ontem para o secretário-geral da ONU, António Guterres, solicitando uma intervenção da ONU contra o que ele descreveu como "ataques israelenses" em Gaza. A agência de notícias estatal "Wada" relatou que Abbas pediu uma ação imediata para interromper a ofensiva israelense contra os palestinos, em particular em Gaza. Ele também expressou a urgência em fornecer auxílio humanitário e médico a Gaza e enfatizou a necessidade de uma ação da ONU para prevenir uma tragédia humanitária.
Anteriormente, Guterres havia expressado preocupação sobre mísseis israelenses que atingiram infraestruturas de saúde em Gaza, torres residenciais e uma mesquita. Ele mencionou que duas escolas, que estavam servindo como refúgio para famílias deslocadas em Gaza, também foram atingidas. Além disso, Guterres condenou ataques realizados pelo grupo Hamas contra áreas israelenses, resultando em mais de 800 mortes israelenses e 2.500 feridos. Durante estes três dias de confronto, já se contabilizam mais de 1600 mortos: 900 em Israel, 687 em Gaza e 16 na Cisjordânia.