Na verdade, uma boa saúde bucal é fundamental para respirar, comer, falar e sorrir. Quando a doença bucal não é tratada, pode afetar gravemente a saúde e as perspectivas sociais de uma pessoa. Além disso, manter uma boa saúde bucal pode contribuir para prevenir outras condições, como doenças cardíacas e respiratórias, câncer e diabetes.
Lamentavelmente, as doenças bucais são atualmente as condições de saúde que mais predominam em todo o mundo, afetando cerca de 3,5 bilhões de pessoas, incluindo aquelas que sofrem de cáries, doenças gengivais graves, perda de dentes e câncer bucal, de acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Aumentar a conscientização por meio do WOHD sobre a importância de se evitar fatores de risco, como alimentos ricos em açúcares, escovação regular com creme dental com flúor e exames dentários, é essencial para capacitar as pessoas com bons hábitos de saúde bucal. No entanto, com o fardo das doenças bucais permanecendo inaceitavelmente pesado, "é claro que nenhuma entidade pode solucionar sozinha, com eficácia, os problemas de saúde bucal", enfatiza a Dra. Anna Lella, Presidente do Grupo de Trabalho do WOHD. "É por isso que a FDI assumiu como missão catalisar parcerias, redes, políticas e programas para promover a saúde bucal como um componente essencial da saúde e do bem-estar geral", continua ela.
Ao trabalhar com organizações como a NCD Alliance, a World Heart Federation, a International Diabetes Federation e a International Pharmaceutical Federation, entre outras, a FDI defende a colaboração entre profissionais e condições de saúde para salvaguardar a saúde das pessoas. Ao mobilizar seus membros e realizar parcerias com lideranças do setor, como os parceiros WOHD Denstply Sirona, 3M Health Care, Smile Train e Haleon, a FDI se esforça para moldar o futuro da saúde bucal, promovendo a prevenção, detecção precoce e tratamento de doenças bucais. As parcerias públicas e privadas, bem como o compromisso político sustentado por parte de governos, como o da Irlanda, são fundamentais para se alcançar o acesso equitativo aos cuidados da saúde bucal de qualidade e à saúde geral e ao bem-estar para todos.
"A colaboração eficaz entre setores e partes interessadas é essencial para se alcançar a cobertura universal da saúde bucal. Devemos trabalhar juntos para eliminar as disparidades para que, até 2030, a saúde bucal se torne um direito universalmente acessível", destaca o Dr. Chadwick.
Este vídeo serve como um apelo à ação para esforços colaborativos em saúde bucal: Juntos, podemos melhorar vidas no mundo inteiro. Compartilhe isso amplamente neste Dia Mundial da Saúde Bucal.
Comemorado anualmente em 20 de março, o Dia Mundial da Saúde Bucal (WOHD) foi lançado pela FDI World Dental Federation para aumentar a conscientização global sobre a prevenção e o controle de doenças bucais. www.worldoralhealthday.org; #WOHD24 #HappyMouth; @worldoralhealthday; @Toothiebeaver
Vídeo - https://www.youtube com/watch?v=IITly3M1j4Q
FONTE FDI World Dental Federation