18/03/2024 às 17h30min - Atualizada em 18/03/2024 às 17h30min
Ricardo Nunes e representantes de grandes órgãos discutem soluções sustentáveis para São Paulo
Evento na capital paulista promoveu oito painéis, que abordaram principalmente temas relacionados a habitação sustentável e governança
João Kerr e Arthur Mirov
Utopc Nesta segunda-feira (18), a ABRAINC e a SECOVI-SP promoveram o evento “Cidades Melhores: construindo uma São Paulo mais sustentável”, na Praça das Artes. Foram discutidos temas relativos à sustentabilidade na capital paulista, principalmente em relação a moradia.
Foram oito painéis ao longo do dia. As apresentações contaram com especialistas no tema, representantes de empresas do setor, do governo e urbanistas.
A abertura do evento foi realizada por Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, Luiz França, presidente da ABRAINC, e Rodrigo Luna, presidente do SECOVI. Neste momento, foram abordados os desafios e oportunidades da maior metrópole do Brasil em habitação sustentável.
Em sua fala, Ricardo Nunes destacou a desapropriação de 12% do território de São Paulo para criação de novas reservas ambientais. Ele ainda exaltou as obras de drenagem realizadas pela prefeitura na Zona Leste da cidade. Segundo ele, a drenagem evitou um possível desastre climático com as chuvas ocorridas no último domingo (17) na região.
Porém, o prefeito indica que ainda há muito a ser feito pela prefeitura no sentido da sustentabilidade: “Ainda temos uma eternidade de ações para fazer. Temos um plano de drenagem com um estudo profundo para sabermos o que fazer nesse sentido. Faremos um trabalho conjunto entre o setor privado e o público”.
“Nós estamos trabalhando fortemente na questão da economia da cidade, mas sem deixar de lado a questão da sustentabilidade”, completou Nunes.
Ainda foi apresentada uma pesquisa inédita sobre sustentabilidade em São Paulo, realizada pela ABRAINC junto ao Grupo Brain. O estudo traz os principais conceitos dentro da sustentabilidade urbana e diversos insights sobre o tema.