IIS publica plano de ação para ocorrências socioambientais no Rio de Janeiro
No inicio do ano 27 mil pessoas ficaram desalojadas devido as fortes chuvas
Por Bianca Rocha
17/03/2024 18h00 - Atualizado em 17/03/2024 às 18h00
Freepik
Com o calor excessivo no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, e com o Dia Nacional de Conscientização sobre Mudanças Climáticas, o Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), publicou no último sábado (16), o Plano de Adaptação Climática do Estado do Rio de Janeiro. Lançado em 2018, e desenvolvido pelo IIS e parceiros, a organização diz que o plano poderia ter minimizado impactos negativos, se tivesse sido implementado.
O plano destaca que segundo 14 das 92 prefeituras do estado do Rio, 11 pessoas morreram, 27 mil pessoas ficaram desalojadas e 927 moradores ficaram desabrigados devido às fortes chuvas do início de 2024. O instituto indica que países em desenvolvimento, como o Brasil, costumam enfrentar muitos problemas socioambientais.
O plano tem como objetivo principal, o aumento da resiliência do estado e a ampliação do conhecimento técnico-científico sobre o problema, abrangendo tópicos de Recursos Hídricos, Saúde Pública, Drenagem Urbana, Deslizamentos de Terra, Rodovias, Zona Costeira e Agenda Verde.
Segundo o IIS, o plano não foi implantado pela falta de suas recomendações serem validadas pelos devidos setores da sociedade. Para saber mais sobre o Plano de Adaptação para o Estado do Rio de Janeiro,
clique aqui.
FONTE: Por Bianca Rocha