17/03/2024 às 18h00min - Atualizada em 17/03/2024 às 18h00min
IIS publica plano de ação para ocorrências socioambientais no Rio de Janeiro
No inicio do ano 27 mil pessoas ficaram desalojadas devido as fortes chuvas
Por Bianca Rocha
Por Bianca Rocha
Freepik Com o calor excessivo no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, e com o Dia Nacional de Conscientização sobre Mudanças Climáticas, o Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), publicou no último sábado (16), o Plano de Adaptação Climática do Estado do Rio de Janeiro. Lançado em 2018, e desenvolvido pelo IIS e parceiros, a organização diz que o plano poderia ter minimizado impactos negativos, se tivesse sido implementado.
O plano destaca que segundo 14 das 92 prefeituras do estado do Rio, 11 pessoas morreram, 27 mil pessoas ficaram desalojadas e 927 moradores ficaram desabrigados devido às fortes chuvas do início de 2024. O instituto indica que países em desenvolvimento, como o Brasil, costumam enfrentar muitos problemas socioambientais.
O plano tem como objetivo principal, o aumento da resiliência do estado e a ampliação do conhecimento técnico-científico sobre o problema, abrangendo tópicos de Recursos Hídricos, Saúde Pública, Drenagem Urbana, Deslizamentos de Terra, Rodovias, Zona Costeira e Agenda Verde.
Segundo o IIS, o plano não foi implantado pela falta de suas recomendações serem validadas pelos devidos setores da sociedade. Para saber mais sobre o Plano de Adaptação para o Estado do Rio de Janeiro,
clique aqui.