A Conferência Livre da Rede ODS Embrapa será realizada no dia 22 de abril, em formato híbrido, com uma programação estruturada ao longo de todo o dia para promover diálogo qualificado entre representantes do setor público, comunidade científica, setor produtivo e sociedade civil. Integrada ao processo preparatório da 1ª Conferência Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a iniciativa busca consolidar propostas voltadas ao fortalecimento da Agenda 2030 no Brasil.
A agenda do evento foi desenhada para equilibrar momentos de exposição técnica, debate institucional e construção colaborativa. A programação tem início às 8h30, com recepção e café de boas-vindas, seguido da abertura oficial às 9h, com apresentação da Rede ODS Embrapa e contextualização dos objetivos do encontro. A mesa de abertura conta com a participação da diretora de Governança e Informação da Embrapa, Selma Beltrão, além de representantes do Legislativo e da Comissão Nacional para os ODS (CNODS).
O principal eixo da manhã é o painel dedicado ao tema “Inovação tecnológica para o desenvolvimento sustentável”, estruturado em dois blocos entre 9h30 e 12h. O debate busca responder à provocação central do encontro: quais são as contribuições das instituições para a inovação tecnológica aplicada ao desenvolvimento sustentável.
No primeiro bloco, participam Sandra Paula Bonetti, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag); Pablo de Ávila Saldo, da Advocacia-Geral da União (AGU); Everson Andrade dos Reis, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); e Edward Maia, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), sob moderação de Suênia Ramos. As intervenções são organizadas com tempo de fala de sete minutos por painelista, priorizando a objetividade e a abertura ao debate.
Na sequência, o segundo bloco reúne representantes de áreas estratégicas da administração pública e da academia, com a participação de Osvaldo Luiz Leal de Moraes, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Patrícia Ravallet, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Wilson Nobre, da Fundação Getulio Vargas (FGV); e o Instituto Global ESG. A moderação é conduzida por Marisa Prado.
Neste bloco, a diretora de Relações Institucionais e Governamentais do Instituto Global ESG, Ana Clara Moura, representou o vice-presidente da instituição, Sóstenes Marchezine. Além da participação no painel, Ana Clara, ao lado de Paola Comin, diretora de Relações Internacionais do Instituto, assumiu papel relevante na condução das mesas de trabalho no período da tarde.
Após o encerramento do painel e intervalo para almoço, a programação avança para uma etapa metodológica, com explicação sobre a dinâmica das salas de discussão, seguida da realização dos grupos de trabalho entre 14h e 16h. Nesse momento, os participantes são convidados a aprofundar o debate e elaborar propostas concretas, a partir da pergunta orientadora sobre o uso da inovação tecnológica como instrumento para enfrentar desafios sociais e ambientais.
A etapa final do evento, entre 16h e 17h30, é dedicada à plenária de consolidação. Serão apresentadas as propostas construídas nos grupos, seguidas de processo de validação coletiva, eleição de delegado e suplentes e leitura do documento final. A sistematização dessas contribuições integra o ciclo nacional de formulação de políticas vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Ao articular exposição técnica, escuta qualificada e produção coletiva de conteúdo, a Conferência Livre da Rede ODS Embrapa se posiciona como espaço estratégico de construção interinstitucional, conectando conhecimento científico, formulação de políticas públicas e práticas de desenvolvimento sustentável no país.