Reunião no Instituto Global ESG alinha etapa livre da Conferência Nacional dos ODS em parceria com Ibict e MCTI

Encontro no Salão Nobre Kofi Annan, em Brasília, entre diretorias das instituições, consolida realização de evento do cronograma das etapas livres, no dia 27 de abril, e avança na implementação de acordo estratégico voltado à governança de dados e sustentabilidade

Por
4 Min

Realizada presencialmente no Salão Nobre Kofi Annan, no dia 2 de abril, na sede do Instituto Global ESG, em Brasília, a segunda rodada de alinhamento entre o Instituto Global ESG e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), avançou na organização das etapas preparatórias da 1ª Conferência Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ConODS).

O encontro presencial foi conduzido por Paola Comin, diretora de relações internacionais do Instituto Global ESG, e reuniu representantes das diretorias das instituições envolvidas na cooperação, além de representantes do Ibict e do MCTI, consolidando definições operacionais relevantes para o andamento da agenda.

“Estamos estruturando uma agenda que conecta ciência, dados e governança à implementação prática da Agenda 2030. A etapa livre representa um espaço qualificado de construção coletiva, capaz de integrar diferentes atores e gerar contribuições concretas para a Conferência Nacional dos ODS”, afirma Paola Comin.

Entre os principais encaminhamentos, ficou definido que a etapa livre da Conferência Nacional dos ODS, realizada em parceria entre o Ibict, o MCTI e o Instituto Global ESG, ocorrerá no dia 27 de abril, das 8h às 18h, no auditório do ministério, em Brasília.

A reunião dá continuidade a uma articulação iniciada em encontro anterior, realizado de forma virtual, que contou com a participação de Paola Comin, do vice-presidente do Instituto Global ESG, Sóstenes Marchezine, e de representantes do Ibict e do MCTI. Na ocasião, foi instituído um Grupo de Trabalho voltado à estruturação das ações conjuntas, incluindo a realização de conferências livres, produção técnico-científica e iniciativas alinhadas aos eixos da Agenda 2030.

“A cooperação com o Ibict, no contexto do MCTI, reforça a centralidade da informação qualificada e da governança de dados como vetores estruturantes para a agenda ESG no Brasil. Trata-se de uma construção institucional que amplia a capacidade de articulação nacional e contribui diretamente para a consistência técnica da Conferência Nacional dos ODS”, destaca Sóstenes Marchezine, vice-presidente do Instituto Global ESG.

A agenda conjunta se insere no contexto do Acordo de Cooperação nº 1/2026, firmado entre o Ibict e o Instituto Global ESG e publicado recentemente no Diário Oficial da União. O instrumento formaliza uma parceria estratégica com vigência inicial de cinco anos, voltada ao desenvolvimento de estudos, projetos e iniciativas relacionados à governança de dados e à qualificação da agenda ESG no Brasil.

Pelo acordo, o Ibict contribui com sua base metodológica, tecnológica e de organização da informação científica, além de apoiar a difusão dos resultados. Já o Instituto Global ESG atua na mobilização institucional, articulação de parceiros e desenvolvimento de conteúdos técnicos, com foco na disseminação da agenda ESG e na construção de redes colaborativas.

Em manifestação institucional no âmbito da formalização do acordo, o diretor do Ibict, Tiago Emmanuel Nunes Braga, destacou a relevância da iniciativa como parte de um esforço estruturante voltado à promoção de informação científica aplicada à sustentabilidade.

A consolidação da etapa livre no MCTI representa um avanço concreto na implementação da parceria e reforça o papel da produção e gestão de dados qualificados como elemento estratégico para a formulação de políticas públicas e para o fortalecimento de práticas institucionais alinhadas ao desenvolvimento sustentável.

A iniciativa também amplia a capacidade de mobilização nacional em torno da 1ª Conferência Nacional dos ODS, prevista para ocorrer entre os dias 29 de junho e 2 de julho, em Brasília, reunindo representantes do governo, da academia, do setor produtivo e da sociedade civil na construção de uma agenda integrada de sustentabilidade no país.


Notícias Relacionadas »