Instituto Global ESG é recebido no CNJ em audiência sobre a COP30 e reforça parceria institucional pela sustentabilidade no Sistema de Justiça

Encontro com o Conselheiro Guilherme Feliciano tratou da 2ª Conferência Internacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário, com abertura do Ministro Edson Fachin, e marcou a posse da Dra. Luciane Gomes como Embaixadora da Bancada Feminina na COP30

04/11/2025 03h51 - Atualizado há 1 semana

Instituto Global ESG é recebido no CNJ em audiência sobre a COP30 e reforça parceria institucional pela
Juliana Mota

A comitiva do Instituto Global ESG, liderada pelo seu presidente Alexandre Arnone, foi recebida pelo Conselheiro Guilherme Feliciano, presidente do Conselho Permanente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Poder Judiciário, em audiência dedicada ao cronograma institucional do Judiciário na COP30.

 

Em pauta, a realização da 2ª Conferência Internacional de Sustentabilidade no Sistema de Justiça, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com abertura do Ministro Edson Fachin, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 14 de novembro, em Belém (PA).

 

O Instituto Global ESG é apoiador oficial da Conferência desde sua concepção e primeira edição, tendo participado ativamente da construção do Pacto Nacional de Sustentabilidade no Sistema de Justiça, instrumento derivado do Pacto de Estado dos Três Poderes pela Transformação Ecológica — ambos marcos fundamentais que inspiraram o Manifesto ESG na Prática e o lançamento dos 20 Princípios Norteadores do ESG para o Desenvolvimento Sustentável.

 

Esses princípios hoje integram os Conselhos Permanentes e Especiais do Programa ESG20+, no âmbito público-privado do Movimento Interinstitucional ESG na Prática, iniciativa que vem consolidando a transversalidade da sustentabilidade e da governança responsável nas instituições brasileiras.

 

Recentemente, o vice-presidente do Instituto, Sóstenes Marchezine, foi nomeado membro efetivo do Comitê Gestor de Sustentabilidade do Poder Judiciário, reforçando o compromisso técnico e institucional da entidade com o fortalecimento da agenda ESG no Sistema de Justiça.

 

O encontro também marcou o ingresso da Dra. Luciane Gomes, chefe de gabinete do CNJ, como representante e nova Embaixadora da Bancada Feminina na COP30, em ato conduzido por Paola Comin e Ana Clara Moura — representantes do Instituto Global ESG e do Movimento Interinstitucional ESG na Prática, e também Embaixadoras do referido coletivo, em parceria com o Quero Você Eleita, uma iniciativa que promove as mulheres nas instâncias públicas e privadas. A Carta da Bancada Feminina será oficialmente entregue durante a Conferência Internacional de Sustentabilidade, em Belém.

 

Um marco de integração, diálogo e construção conjunta por uma Justiça sustentável, inclusiva e transformadora.


Notícias Relacionadas »