A I Semana Nacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário – Região Nordeste, que reuniu, nos dias 15 e 16 de outubro, representantes de diferentes ramos da Justiça — Estadual, Federal, Trabalhista, Militar e Eleitoral —, promoveu uma ampla programação voltada à troca de experiências e à apresentação de boas práticas relacionadas aos pilares ESG (Ambiental, Social e Governança). As atividades acontecem no auditório do Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa (PB).
A iniciativa integra a Rede de Sustentabilidade do Poder Judiciário, criada e coordenada pelo Conselheiro Guilherme Feliciano, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que também preside a Comissão Permanente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Poder Judiciário. Feliciano é o idealizador da Rede e do Comitê Gestor Nacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário, instâncias que orientam, articulam e consolidam as diretrizes de sustentabilidade institucional em todo o país.
O Instituto Global ESG integra o Comitê Gestor, representado por seu vice-presidente, Sóstenes Marchezine, nomeado por Portaria nº 320/2025, assinada pelo ministro Luiz Edson Fachin, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A participação do Instituto reforça a cooperação entre o setor público, a academia e a sociedade civil na consolidação de uma cultura de sustentabilidade e governança no sistema de Justiça brasileiro.
A programação da Semana foi marcada por painéis temáticos que apresentam projetos e ações concretas desenvolvidas pelos tribunais nordestinos. Entre os destaques estão as iniciativas “Energias Renováveis”, “Pese sua Atitude: Reciclar, Doar, Descarbonizar”, “Harmonia com a Natureza e Sustentabilidade”, “Painel de Responsabilidade Social”, “Projeto Carbono Neutro”, “Conexão Inclusiva – Um Tribunal Trabalhista que chama à empregabilidade”, “Projeto Balcão Visual” e “A Experiência do TRE-PB na Destinação Sustentável de Bens de Informática”.
Com painéis conduzidos por representantes de cinco Tribunais de Justiça estaduais, quatro Tribunais Regionais Federais e Militar, quatro Tribunais do Trabalho e cinco Tribunais Regionais Eleitorais, o evento evidencia o protagonismo do Nordeste na implementação de políticas e práticas alinhadas à sustentabilidade, à inclusão social e à eficiência na gestão pública.
A Semana Nacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário é uma iniciativa do CNJ, realizada simultaneamente em todas as regiões do país, com o propósito de fortalecer a governança socioambiental e promover a integração entre os tribunais na busca por uma Justiça mais sustentável e comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Na Região Nordeste, a organização ocorre de forma integrada entre o Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-PB), o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e a Justiça Federal, com apoio institucional do Sicredi.