CAIXA firma protocolo dos 20 Princípios Norteadores do ESG para o Desenvolvimento Sustentável

Iniciativa fortalece Marco Regulatório do ESG no Brasil, que está com a Consulta Pública aberta

26/03/2025 13h48 - Atualizado há 1 semana

A Caixa Econômica Federal oficializou sua adesão ao protocolo de engajamento dos 20 Princípios Norteadores para o Desenvolvimento Sustentável, estrutura que embasa o Marco Regulatório ESG no Brasil, conhecido como Programa ESG20+, que está com Consulta Pública aberta por meio do site esg20.org.

A cerimônia de assinatura ocorreu na sede da Caixa, em Brasília (DF), e contou com a participação do presidente da instituição, Carlos Antônio Vieira Fernandes, do presidente da Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional (FPESG), deputado federal Flávio Nogueira (PT/PI), do vice-presidente do Instituto Global ESG e secretário-executivo da FPESG e do Movimento Interinstitucional ESG na Prática, Sóstenes Marchezine, e de representantes de ambas entidades.

Com essa iniciativa, a Caixa avança em seu compromisso com a sustentabilidade, com foco em finanças sustentáveis. "A CAIXA foi o primeiro banco a ter uma vice-presidência voltada para a Sustentabilidade e Cidadania. As duas pautas andam juntas porque são compromissos firmados para garantir a qualidade de vida e a preservação socioambiental para as populações hoje e no futuro.", afirmou o presidente Carlos Vieira.

Ratificaram o ato de assinatura e engajamento aos 20 Princípios do ESG outros executivos da Caixa, dentre eles o vice-presidente de sustentabilidade e cidadania digital, Paulo Rodrigo de Lemos Lopes; o diretor executivo de sustentabilidade e cidadania digital, Jean Rodrigues Benevides; e o consultor de dirigente, Giovanni Mendonça. Anteriormente, Mendonça e o Superintendente Nacional da Caixa, Marcelo Zardo Brettas, representaram oficialmente a instituição no evento especial “ESG 20 anos: legado e ação”, que marcou o lançamento do Manifesto ESG na Prática e do Programa ESG20+.

"A Caixa tem tradição e histórico na sustentabilidade e com este protagonismo reforça o papel fundamental do setor financeiro na consolidação de uma economia socioambiental mais justa e equilibrada", destaca Alexandre Arnone, presidente do Instituto Global ESG e fundador da Arnone Advogados. Para o advogado, que também é Chairman do Grupo Arnone, o Movimento ESG na Prática converge boas práticas empresariais e institucionais e atua ativamente, em parceria com entidades como a Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig) para promover o mapeamento e o aperfeiçoamento contínuo da regulação da agenda ESG no país.

A adesão da Caixa Econômica Federal ao Programa ESG20+ marca um passo significativo para o avanço das diretrizes sustentáveis no setor bancário e na economia brasileira, reforçando a necessidade de práticas que aliem desenvolvimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental. "O engajamento dos princípios ESG20+ por uma instituição do porte da Caixa é um marco que impulsiona a adoção de padrões sustentáveis em todo o mercado", afirmou Sóstenes Marchezine, que além de vice-presidente do Instituto Global ESG, é conselheiro da OAB/DF e sócio-diretor do Grupo Arnone e da Arnone Advogados em Brasília. Marchezine representa, ainda, o Conselho Federal da OAB na Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - CNODs, no âmbito da Presidência da República.

Participaram da agenda, ainda, o conselheiro do Instituto Global ESG, secretário de estratégia do Movimento ESG na Prática e representante do Instituto S Company e da S Tech, Erick Rezende; a chefe de gabinete da FPESG e relações institucionais do Instituto, Ana Clara Moura; e a Coordenadora de Relações Internacionais do Instituto Global de ESG, Paola Comin.

 

Medalha Kofi Annan

Na ocasião, o presidente da Caixa Econômica Federal foi contemplado com a medalha “Busumuru” Kofi Atta Annan – O Homem do Planeta, uma comenda especial criada em celebração aos 20 anos do ESG. A honraria, concedida pelo Instituto Global ESG, autorizada pela família de Annan e homologada internacionalmente pela Kofi Annan Foundation, foi entregue na sede da Caixa pelo presidente da Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional (FPESG), deputado federal Flávio Nogueira (PT/PI), e pelo vice-presidente do Instituto Global ESG, Sóstenes Marchezine. Chefes dos Poderes e autoridades de alto nível brasileiras e internacionais também foram agraciadas.

O presidente da CAIXA, Carlos Vieira, agradeceu a comenda e afirmou que o reconhecimento é fruto de muito trabalho. “Esse reconhecimento vem na esteira, principalmente, da criação de uma vice-presidência dedicada ao assunto e, totalmente, empoderada. Fortalecer a sustentabilidade está na pauta e é condição para que qualquer empresa possa avançar de forma perene. Vamos, sem dúvida, seguir esse caminho", completou Vieira.


Moção de Honra e Louvor

A Caixa Econômica Federal e seus executivos foram agraciados com uma Moção de Honra e Louvor do Instituto Global ESG, do Movimento Interinstitucional ESG na Prática e da Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional. A honraria destacou a contribuição estratégica da Caixa na promoção de práticas sustentáveis e seu impacto em todo o Brasil e em diversas partes do mundo, consolidando-a como referência em inovação e desenvolvimento socioambiental.

Sobre o Programa ESG20+

O Programa ESG20+ foi lançado em celebração aos 20 anos do ESG (2004-2024) e inspirado no legado de Kofi Annan, com o objetivo de implementar na prática, de forma dinâmica e estratégica, os princípios ambientais, sociais e de governança em um plano de longo prazo (Plano Estratégico 2025-2045 de Convergência Interinstitucional e Multissetorial). O programa prevê revisões técnicas a cada 5 anos, em 4 fases ordinárias, garantindo constante evolução e integração das melhores práticas ESG.

O Manifesto ESG na Prática é um compromisso interinstitucional e multissetorial firmado por entidades públicas e privadas. São 20 Princípios Norteadores para o desenvolvimento sustentável, promovendo governança ética, justiça social e ambiental, integração normativa e sustentabilidade transversal. Inspirado no legado de Kofi Annan, o manifesto celebra as últimas duas décadas e é um chamado à ação conjunta para os próximos 20 anos.

Confira o documento.


Sobre a Consulta Pública ESG20+

A Consulta Pública ESG20+ é uma iniciativa pioneira do Programa ESG20+, realizada pelo Instituto Global ESG e pelo Movimento Interinstitucional ESG na Prática, com a promoção e parceria da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), além da interface e apoio da Frente Parlamentar ESG na Prática do Congresso Nacional (FPESG) e da Coalizão Sustentável - Rede ESG de Frentes, Grupos e Órgãos Parlamentares.

Profissionais de relações institucionais e governamentais, representantes do setor produtivo, especialistas e toda a sociedade foram convidados a participar ativamente do mapeamento, da construção, do aperfeiçoamento e da implementação prática do Marco Regulatório do ESG para o Desenvolvimento Sustentável (MRESG), a partir da plataforma esg20.org.

A consulta pública visa reunir contribuições claras e dinâmicas sobre legislações e atos normativos de todas as esferas (federal, estadual, municipal), além de proposições em andamento ou recomendadas para criação ou aperfeiçoamento. A intenção é mapear, identificar lacunas, desafios e oportunidades que facilitem a implementação prática do ESG.

 

Confira mais fotos no Flickr.

 


Notícias Relacionadas »
Fale com a gente pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? Escreva o que precisa