No último fim de semana a Praça das Artes no Anhangabaú recebeu de atrações musicais a shows de ilusionismo e mágica na terceira Virada ODS. O evento promovido pela Prefeitura de São Paulo em parceria com diversas organizações da sociedade civil, promoveu discussões e estratégias relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
No último sábado (22), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, esteve no evento como um dos principais convidados apresentado pelo o painel "Internacionalizando a Virada ODS: Mercociudades rumo à Agenda 2030".
Os ODS são um conjunto de 17 objetivos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) que buscam erradicar a pobreza e proteger o planeta das mudanças climáticas.
Nunes assinou o memorando de entendimento da Asociación de Municipalidades Ecuatorianas (AME) junto a um representante da instituição e do prefeito de Cumandá no Equador que também assinou o tratado.
Também foram assinados a declaração de São Paulo, documento que marca o conselho pela presidência do Estado e que institucionaliza o Dia Internacional da Virada ODS nas cidades membro da rede e a Carta de Cidades de Cuidado. O prefeito foi o primeiro do conselho de Mercosul a assinar o documento.
Os documentos têm o objetivo de afirmar parcerias e estratégias para serem cumpridas partes das ODS até 2030. Nunes compartilhou algumas iniciativas da cidade e tratando de forma mais genérica sobre a agenda 2030 em SP.
Com as eleições chegando cada vez mais perto, Nunes falou ao Global ESG sobre seu principal objetivo caso consiga a reeleição da prefeitura de São Paulo.
“Nossa ação tem sido respeitada e refletida por muitos países que temos parcerias. Algo fundamental em nosso plano diretor é a questão da qualidade e do ar e com a redução do gás de efeito estufa onde, por exemplo, vamos substituir ônibus a diesel por ônibus elétricos, vamos substituir os caminhões lixos em dois anos para caminhões movidos a gá metano, então são ações muito fortes na área de preservação ambiental”. comenta Nunes.
Quando perguntado em quanto tempo cumprirá com as metas, argumentou que cada ação exige intervalos diferentes, e não conseguiu dar uma estimativa se em quatro anos de mandato conseguirá cumprir com pelo menos metade das promessas de campanha.
Estiveram presentes no painel o coordenador da Secretaria técnica permanente de merco, Jorge Rodriguez, o prefeito de Santa Fé na Argentina, Juan Pablo poletti e o Secretário de desenvolvimento local e políticas públicas de Esteban Echeverría - próxima presidente de Mercocidades, Roberto Devoto.
O evento gratuito contou com dois dias de festival com atrações musicais, jogo sobre orçamento público, show de ilusionismo e mágicas, atração de imigração e refúgio, foodtrucks e atendimento humanitário.